| 2024 | 2023 |
Praia Vermelha
Compartilhar

A Praia Vermelha, situada no Rio de Janeiro, é um local que encanta moradores e visitantes há décadas, oferecendo uma combinação única de beleza natural, história e cultura. Desde sua criação, a praia tem desempenhado um papel importante na vida carioca, tornando-se um ponto de referência emblemático na cidade. Com apenas 200 metros de extensão, a praia fica entre o Morro da Urca e o Morro da Babilônia.

Praia Vermelha

Origens e teorias sobre o nome da praia

A Praia Vermelha tem suas origens associadas à colonização portuguesa, com registros que remontam aos primeiros anos do século XVII.

Diversas teorias circulam sobre a origem do nome "Vermelha". Alguns historiadores sugerem que a coloração avermelhada da areia ao entardecer poderia ter influenciado o nome. Outros apontam para a presença de argila vermelha nas falésias circundantes.

O local sempre foi usado como ponto estratégico para a defesa militar da cidade e, em 1860, foi construída a sede da Escola Militar - o prédio foi construído de forma a parecer uma fortificação  alta que praticamente isolava a praia.

Em 1938, a praia foi aberta para uso do público em geral e ladeada por duas fortalezas, atualmente ocupadas pelo Círculo Militar da Praia Vermelha e a escola municipal Gabriela Mistral.

Praia no passado

Feira Universal de 1908

Em 1908, data do primeiro centenário da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, as elites republicanas compartilhavam a proposta de exibir para o mundo todo a modernidade e o esplendor da cidade. A Praia Vermelha ganhou notoriedade internacional durante a Feira Universal de 1908, um evento grandioso que marcou a entrada do Brasil no cenário das exposições mundiais, que reuniu mais de um milhão de visitantes.

A Exposição durou três meses e visava celebrar o comércio e desenvolvimento do Brasil, além, do centenário da abertura dos portos. A exposição seguia o mesmo estilo das grandes mostras e Exposições Universais que aconteciam mundo a fora. Ela foi a sexta exibição ocorrida na antiga capital.

A área escolhida com 182 mil metros quadrados ficava entre a Praia da Saudade e a Praia Vermelha na Urca, e o cenário também foi escolhido pela sua beleza incomum. A decisão também era um sinal que a orla da cidade já começava a ser vista como cenário de lazer.

Feira Universal de 1908

Feira Universal de 1908

Os pavilhôes apresentavam o conjunto de trabalhos a fim de privilegiar o progresso da época - a civilização em contrário a barbárie. O Palácio da Geologia, em estilo neoclássico tardio, o qual abriga hoje o Museu de Ciências da Terra, foi erguido na Praia Vermelha para sediar o Palácio dos Estados. O prédio do Palácio dos Estados foi o principal pavilhão da exposição, com área de 7.600 m² e 91 salas para uso dos vários estados e de instituições. De todos os prédios, somente ele permaneceu com as características próximas ao da sua construção.

Durante todo século XIX, o Brasil participou com pavilhões nacionais em Exposições Universais na Europa e nos Estados Unidos. Essas exposições universais foram estimuladas inicialmente pelo avanço do transporte marítimo, do sistema ferroviário, dos telégrafos e serviços postais e depois pela eletricidade, telefonia e automóvel que desenvolveram redes de intercâmbios econômicos e culturais.

No Brasil, a Exposição de 1908, que comemorava a abertura dos portos, foi uma celebração das redes internacionais de comércio e do modo de vida capitalista e industrial que se consolidou no século XX. Ela representou um inventário de todo o país que possibilitou uma reflexão interna sobre os problemas e questões para o estabelecimento de políticas públicas tendo em vista suas potencialidades.

Curiosidades como a apresentação do avião 14 Bis, de Santos Dumont, e a exposição de produtos e culturas brasileiras contribuíram para a consolidação da reputação da praia como um local de importância histórica.

Praia Vermelha 1930


eBook


Pão de Açúcar

A majestosa montanha do Pão de Açúcar, uma das paisagens mais icônicas do Rio de Janeiro, foi inaugurada para o público em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro no mundo, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.

Sua criação envolveu a instalação de um bondinho aéreo, que se tornou uma atração turística imperdível. O Pão de Açúcar rapidamente se transformou em um símbolo da cidade, oferecendo vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara. Desde então, mais de 40 milhões de pessoas já utilizaram os bondinhos.

Leia mais sobre o Pão de Açúcar na matéria "Pão de Açúcar: o cartão-postal do Rio de Janeiro".

Pão de Açúcar

Mausoléu dos Heróis da Batalha de Laguna

No coração da Praia Vermelha, encontra-se o Mausoléu dos Heróis da Batalha de Laguna, uma construção imponente que homenageia os combatentes na Guerra do Paraguai.

A ideia do monumento surgiu em 1920. Um concurso foi organizado para que artistas interessados enviassem seus projetos; eles tiveram 120 dias para enviar as maquetes.

O projeto inaugurado em 1941 é de Antonino Pinto de Mattos e a obra se chama "Veritas et Labor". Diversos artistas participaram da execução, como Curzio Zani, Calmon Barreto, Leão Veloso e Adalberto de Matos. A obra foi inaugurada pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, em solenidade pública com desfile das corporações militares, incluindo Colégio Militar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Também estavam presentes o então Ministro Eurico Gaspar Dutra e o General Francisco José Pinto, então Chefe da Casa Militar.

Mausoléu dos Heróis da Batalha de Laguna

Mausoléu dos Heróis da Batalha de Laguna

Pista Claudio Coutinho, trilhas e biodiversidade

Os amantes da natureza têm à disposição a Pista Claudio Coutinho, uma trilha asfaltada que contorna a base do morro da Urca. Esta área oferece uma oportunidade única de explorar a biodiversidade local, com uma rica flora e fauna.

Também conhecido como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão, a pista tem entrada no final da Praia Vermelha e possui 1,25 Km de extensão. Durante o percurso, o visitante caminha cercado pelo mar de um lado e pelo verde do Morro da Urca do outro, podendo observar árvores nativas como pau-brasil e figueiras. Animais silvestres também podem ser vistos com frequência, como saguis e pássaros Tiê-sangue – ave símbolo da Mata Atlântica.

O local é ideal para caminhadas, já que é proibido o uso de bicicletas, skate e patins. A pista também chama atenção dos amantes de aventura. A entrada da famosa trilha do Morro da Urca se encontra ao longo da pista, à esquerda. A trilha é fácil e pouco extensa – tempo médio de 40 minutos -, mas um pouco íngreme. Chegando ao Morro da Urca, o aventureiro tem a opção de comprar ingresso para subir até o Pão de Açúcar ou descer de volta à Praia Vermelha; se preferir, também pode descer pela trilha. O caminho faz parte do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

A Pista Claudio Coutinho está aberta diariamente, das 6h às 18h.

Pista Claudio Coutinho

Prédios Militares

Ao redor da Praça General Tiburcio, encontram-se prédios militares que contribuem para a atmosfera histórica e imponente da região. Detalhes arquitetônicos dessas edificações revelam a influência de diferentes períodos da história brasileira.

Dentre as construções importantes nos arredores, destacam-se a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, junto a entrada da Pista Claudio Coutinho, em estilo Art Decó e o Instituto Militar de Engenharia (IME), inaugurado em 1942, também em estilo Art Decó.

Prédios Militares: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Prédios Militares: IME

Estátua de Frédéric Chopin

A orla da Praia Vermelha abriga a Estátua de Frédéric Chopin, uma homenagem ao renomado compositor polonês. A escultura inaugurada a 1 de setembro de 1944, data que coincidiu com o quinto aniversário da guerra, iniciada com o ataque alemão à Polônia. O dia recordava, ainda, o triste episódio da derrubada, há dois anos, pelos soldados nazistas, do monumento erguido em Varsóvia dedicado a Frédéric Chopin. A escultura se tornou o primeiro monumento a Chopin na América do Sul e foi ofertado ao Brasil pela colônia polonesa residente no Rio de Janeiro.

O monumento a Chopin foi encomendado ao escultor polonês August Zamoyski, de família aristocrática, que, na época, morava em solo carioca e era professor na Escola Nacional de Belas Artes.

A estátua de Chopin foi instalada primeiramente nos jardins da Praia Vermelha. Posteriormente foi transferida para a Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal, onde houve protestos por ser um artista estrangeiro. Assim, o pianista retornou para seu local de origem, a Praia Vermelha. Foi para o seu lugar na Cinelândia o maestro Carlos Gomes.

A escultura acrescenta um toque artístico à paisagem costeira e destaca a diversidade cultural da região. Você pode tomar sol na praia e aproveitar para uma foto com o grande compositor polonês.

Estátua de Frédéric Chopin

EDI Gabriela Mistral

A Escola de Educação Infantil Gabriela Mistral, localizada nas proximidades, desempenha um papel vital na comunidade local. Sua trajetória reflete o compromisso com a educação e o desenvolvimento das gerações futuras.

Destinada como um Jardim de Infância, anteriormente Balneário, sua inauguração foi no dia 3 de março de 1958, com capacidade para 133 crianças.

O nome de Gabriela Mistral foi escolhido como uma bela homenagem para quem também foi professora e recebeu o Prêmio Nobel de Literatura. Gabriela Mistral, pseudónimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga, foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena, agraciada com o Nobel de Literatura de 1945. Os temas centrais nos seus poemas são o amor, o amor de mãe, memórias pessoais dolorosas, mágoa e recuperação. Faleceu em 10 de janeiro de 1957.

Na inauguração estavam presentes O embaixador do Chile Raul Peçan D’Ávila, o Secretário de educação e cultura Gonzaga da Gama e o Diretor do Departamento de Educação Primária Mario da Veiga Cabral.

Atualmente, a EDI Gabriela Mistral atende a 7 turmas, totalizando 165 crianças.

EDI Gabriela Mistral

Como chegar à Praia Vermelha

Para chegar à Praia Vermelha, os visitantes podem utilizar diversas opções de transporte como ônibus, integração com o Metrô Rio, taxi, veículos por aplicativo ou, até mesmo, caminhando ou por bicicleta.

Para quem opta pelo transporte público, existem diversas linhas de ônibus que passam pelo local com uma parada bem em frente do Parque.

Ônibus

Linha 107 - Central-Urca (Brs 1 - Via Praia do Flamengo)
Veja o mapa da linha 107.

Linha 513 - Urca-Metrô Botafogo (Via Rio Sul - Integração com Metrô Rio)
Veja o mapa da linha 513.

A Pista Claudio Coutinho está aberta diariamente, das 6h às 18h.



Em suma, a Praia Vermelha é muito mais do que uma simples extensão de areia e mar. É um local onde a história, a natureza e a cultura convergem, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos que têm o privilégio de desfrutar de suas maravilhas.

Parque Lage

Fontes:
- riotur
- edigabrielamistral
- mcter
- Arquitetura do IME: beleza singular
- cidadedorio
- brasilianafotografica