rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
Artigos
voltar

Jornalista carioca lança narrativa sobre estereótipos da cidade grande
Jornalista carioca lança narrativa sobre estereótipos da cidade grande
Postado na data de 25.04.11
compartilhe
Por Isabela Pimentel

Obra tem textos de apresentação de André Dahmer e Arnaldo Branco

Com textos de apresentação de André Dahmer e Arnaldo Branco, na contracapa e na orelha, Só, Atrás do Ouro acrescenta ao cenário da literatura carioca um romance que lida com emoções e comportamentos contemporâneos narrados de uma forma que se assemelha à velocidade da imagem.

Nada mais natural, uma vez que o autor e o personagem central trabalham no mercado audiovisual. Este estilo, tão presente em obras de autores estrangeiros, seduziu Terêncio a utilizar o papel e não a imagem na elaboração de uma história que acolhe pessoas, sentimentos e atitudes tão à vontade e dispostos a ceder diante do olhar de um escritor.

Em Só, Atrás do Ouro, o personagem principal - Artur - viaja para Mirantão, Minas Gerais, numa busca por definições e respostas que nem mesmo ele sabe se existem. O resultado é o encontro dos mesmos personagens que habitam o seu dia a dia, num ambiente menor e que habilita o autor a traçar um perfil curioso e intenso do grupo. Numa prosa sagaz e inteligente, Terêncio Porto, jornalista e produtor, desnuda cada indivíduo de forma diferente e permite ao leitor participar deste exercício quando se utiliza de estereótipos da cidade grande. Principalmente, estimula identificação naqueles que trabalham com cultura ou estão ligados de alguma forma ao universo cultural. Os mesmos personagens do Rio de Janeiro encontram-se, num feriado prolongado, numa cidade do interior, onde aflora com muito mais intensidade a natureza de cada um deles e que, na maioria das vezes, camufla-se quando inseridos num grande centro urbano.

“Emprestei algumas coisas muito íntimas da minha biografia ao personagem, mas isto é só. Ele é ele, eu sou eu. Ele faz coisas que eu não faço e vice-versa”, explica Terêncio.

O Ouro do título fica por conta da busca do autor por descobertas sobre o pensar e agir de cada um. “É uma obra escrita com base em tudo que eu vivia, pensava e sentia. Eu acordava e passava para o papel. Era a forma de preencher a solidão de quem acorda cedo e agitado”, complementa.

rioecultura : Jornalista carioca lança narrativa sobre estereótipos da cidade grande



Sobre o autor
Terêncio Porto dirigiu os vídeos "Transferência" e “Nove segundos e vinte e sete frames”, premiados no Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Recine - nas categorias Melhor Contribuição à Linguagem Cinematográfica e Prêmio Especial do Juri, respectivamente. Dirigiu também o curta de ficção "A Última do Amigo da Onça" e atualmente é o responsável pela criação e produção executiva do programa "Larica Total".

“A capa já oferece uma pista sobre o que esperar. Solidão, o vira-lata que sobreviveu dois anos sozinho no Hotel Fazenda Mata do Céu, bebendo água do açude e comendo calango, sem nunca abandonar o terreno. E depois ainda tomou uma mordida de cascavel, à qual também sobreviveu", conclui.



Serviço
O lançamento acontece no dia 27 de abril, às 19h30m, no Boteco Salvação, em Botafogo. (Rua Henrique de Novaes, 55. Tels. 2226 9691 / 2539 0216)
compartilhe   |  Comentar   |  Ler Comentário
[subir]
Relação de Artigos

MATÉRIA
destaque

rioecultura : MATÉRIA Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Relação completa de Matérias
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Exposição de Percurso : Museu Casa de Benjamin Constant
Exposição de Percurso
Relação completa de Exposições
cadastre-se Divulgue
BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
EVENTOS
destaque

Relação completa de Eventos
 

Seu nome:

Comentário:

ATENÇÃO
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.



Seja o Primeiro a comentar!

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
 
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura