rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
Artigos
voltar

ARTRIO FAIR 2011
ARTRIO FAIR 2011
Postado na data de 02.09.11
compartilhe
Em sua primeira edição, o ARTRIO pretende revolucionar o mercado das artes no Rio de janeiro com a participação de importantes galerias nacionais e internacionais.

Entre as principais atrações da feira está o Solo Projects, um espaço com curadoria de Julieta Gonzalez, da Tate Modern e Pablo Leon de la Barra, curador radicado em Londres, que apresentarão produções de renomados artistas nacionais e estrangeiros.

Além da feira, a marca ArtRio se multiplicará com diversas ações programadas na cidade.



rioecultura : ARTRIO FAIR 2011

Anunciada inicialmente como uma grande feira de negócios com foco em artes plásticas, a ArtRio – Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro cresceu, ganhou novos sócios e está sendo aguardada como o maior evento do setor de artes no Brasil. Os empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho acabaram de se associar às idealizadoras do evento, Brenda Valansi Osorio e Elisangela Valadares, para, juntos, tornarem a ArtRio não só uma feira, mas uma marca que se manterá viva ao longo do ano com diversas ações programadas na cidade.

Acontecendo de 8 a 11 de setembro de 2011, no Píer Mauá (Armazéns 2 e 3), com a presença de aproximadamente 80 galerias – sendo 50% estrangeiras - Renomados espaços internacionais, como Tristian Koenig (Austrália), Mario Sequeira (Portugal), Crone (Alemanha), Bendana-Pinel (França) e Magnan Metz (Estados Unidos) são alguns dos nomes confirmados - a ArtRio terá intervenções urbanas, visitas guiadas, oficinas e a construção de um portal online permanente de arte contemporânea. “Vamos lançar o portal ainda este mês e o objetivo é que ele mantenha a ArtRio funcionando o ano todo com entrevistas e notícias, além da cobertura on-line da feira”, reforça Calainho.

Entre as galerias brasileiras participarão A Gentil Carioca (RJ), Silvia Cintra + Box 4 (RJ); Anita Schwartz (RJ), Progetti(RJ), Tempo (RJ), Lurixs (RJ), Pinakotheke (RJ), Vermelho (SP), Mendes Wood (SP), Marília Razuk (SP), Oscar Cruz (SP), Quadrum (BH), Celma Albuquerque (BH), Amparo 60 (PE) e Referência Galeria de Arte (DF).

“Queremos inserir o Rio de Janeiro no mercado de arte internacional e desenvolver um intercâmbio cultural. As pessoas terão a oportunidade de conferir obras de Picasso, Volpi, John Baldessari, Lygia Clark, Helio Oiticica, Thomas Broomé, Nuno Ramos, Waltercio Caldas e Carlos Vergara, entre muitos outros artistas consagrados”, adiantam Elisangela e Brenda.

A ArtRio tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da OI. O projeto ArtRio tem incentivo cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Lei Rouanet.



PROGRAMAS

Seguindo molde das principais feiras internacionais, a ArtRio foi dividida por setores, facilitando a localização das galerias. Em um dos armazéns ficam as galerias contemporâneas e no outro as mais modernas.

Os programas foram divididos em:

Programa Geral - Exposição de obras que vão da vanguarda modernista à arte contemporânea. Participam galerias já consagradas, com mais de cinco anos de existência e atuantes na cena mundial.

ArtRio Box – Participam galerias jovens, com até cinco anos de atuação.

Solo Projects – Programa com curadoria de Julieta Gonzalez e Pablo Leon de La Barra, que apresentará 10 projetos inéditos de artistas internacionais.

ArtRio Vídeo – Espaço voltado para a projeção de vídeos de arte, com curadoria de Alberto Saraiva.

ArtRio Palestras – programação de palestras que serão realizadas no Píer Mauá

08.09 [quinta-feira]
--------------------------------------
14h – Solo Projects: Apartamento – Pablo Leon de La Barra e Julieta Gonzalez
17h – Perfil do Colecionador Brasileiro – Regina Pinho de Almeida, diretora do Instituto de Cultura Contemporânea
18h - Apresentação do projeto Respiração – Marcio Doctors, curador da Fundação Eva Klabin

09.09 [sexta-feira]
--------------------------------------
16h – Teerã Contemporâneo – Amirali Ghasemi, Seifollah Samadian e Marc Porrier, curadores da exposição “Pulso Iraniano”
17h – Curadoria de Coleções – Claudia Paetzold e Simon Watson, consultores internacionais

10.09 [sábado]
--------------------------------------
16h – Agnaldo Farias

11.09 [domingo]
--------------------------------------
16h – Conservação de Obra de Arte – Gloria Vellandia, restauradora



Solo Projects será um dos pontos altos da feira

Um espaço nobre reunindo produções de reconhecidos artistas plásticos nacionais e internacionais será um dos pontos altos da ArtRio. Com curadoria de Julieta Gongalez, da Tate Modern, e do curador Pablo Leon de La Barra, que atua hoje em Londres, o Solo Projects representará 10 artistas com nomes estabelecidos no cenário mundial, como Carla Zaccagnin (Galeria Vermelho), Dominique Gonzalez-Foerster (Galeria Jan Mot), Pablo Helguera (Galeria Enrique Guerrero) e assume vivid astro focus (Galeria Hussenot).

Co-curadora de Arte Latino-Americana da Tate Modern, em Londres, Julieta é um dos grandes nomes no mercado artístico, com passagens pelo Museu Alejandro Otero, em Caracas, e Whitney Museum, em Nova Iorque. Pablo Leon é galerista, arquiteto, editor, consultor de arte e um dos profissionais mais cobiçados no mercado de arte londrino.

Reforçando a importância desse espaço, seu próprio ambiente é uma obra de arte assinada por Mauricio Lupini – artista representado pela galeria Ignacio Liprandi, de Buenos Aires (Argentina). O trabalho Espacio sin volumen trata da construção de um ambiente dentro do espaço de exposição: uma maquete de um espaço arquitetônico moderno.

A obra recria o espaço em escala real de 1:1; evita a descrição materialista da arquitetura, limitando-se a sua descrição formal. As paredes e teto que compõem o espaço são feitas com cartolina-gesso (dry wall), e se utilizam de uma única cor: o branco. A maquete construída forma um espaço dentro do espaço, adotando a estética de white-cube: uma (dis)funcional museografia modernista que abriga e dialoga com os objetos artísticos em exposição.



ArtRio Vídeo

A identidade feminina na arte contemporânea
Para reforçar momentos importantes e marcantes da presença feminina da história da arte contemporânea brasileira, a ArtRio apresenta o programa “O Feminino da Mulher”, uma série de vídeos – uma exposição em imagens – que abordam aspectos da identidade feminina e expõem singularmente a presença do corpo da mulher na arte contemporânea.

Estão confirmados vídeos de Anna Bella Geiger, Letícia Parente, Katie van Scherpenberg, Kátia Maciel, Adriana Barreto, Brígida Baltar, Lenora de Barros e Teresa Serrano. A curadoria é de Alberto Saraiva.

Mostra Filmes sobre Arte – Cine Jóia
Filmes e documentários relacionados a arte serão exibidos durante os dias de evento (7 a 11 de setembro) no Cine Jóia, em Copacabana. Serão sempre as duas últimas sessões do dia. Na parte da manhã, serão exibidos vídeoarte de artistas de galerias participantes da ArtRio.

Entre as obras já confirmadas estão “Cildo”, dirigido por Gustavo Moura sobre a obra de Cildo Meirelles, e “Living with art”, que retrata como o casal Susan e Michael Hort formou sua coleção de arte contemporânea, com a consultoria do curador Simon Watson.



ARTRIO KIDS

Durante todos os dias de evento – 8 a 11 de setembro – Daniel Azulay vai coordenar oficina de arte para crianças. O mini artistas poderão levar para casa suas pequenas obras.



UM POUCO SOBRE A ARTRIO

O público estimado da ArtRio em 2011 é de 20 mil visitantes, entre eles grandes colecionadores, marchands, jornalistas e apreciadores de arte – que poderão adquirir diversos formatos de arte moderna e contemporânea, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos. Visitas guiadas, espaço dedicado a publicações de arte, palestras e debates também fazem parte da programação do evento, que agitará a cena cultural da cidade, fortalecendo a economia e o turismo do país. Será também um importante estímulo para a formação de novos artistas e colecionadores.



SERVIÇO

Site oficial do evento: www.artriofair.com.br

Data:
7 de setembro de 2011 – restrito a convidados
de 8 a 11 de setembro de 2011 – aberto ao público

Local:
Píer Mauá (Armazéns 2 e 3) – Av Rodrigues Alves 10 - RJ

Horário de visitação:
das 12h às 20h
Ingressos:
R$30 [inteira] / R$15 [meia]
Formas de pagamento: dinheiro, cheque ou cartões de crédito e débito
Compas online: www.ingressorapido.com.br

A ArtRio tem apoio das empresas Clear Channel, Proview, High End, Metrô Rio, Fotosfera, Aria Capital Partners, TV Globo, revista Veja Rio e rádio SulAmérica Paradiso.
compartilhe   |  Comentar   |  Ler Comentário
[subir]
Relação de Artigos

MATÉRIA
destaque

rioecultura : MATÉRIA Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Relação completa de Matérias
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Exposição de Percurso : Museu Casa de Benjamin Constant
Exposição de Percurso
Relação completa de Exposições
cadastre-se Divulgue
BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
EVENTOS
destaque

Relação completa de Eventos
 

Seu nome:

Comentário:

ATENÇÃO
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.



Seja o Primeiro a comentar!

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
 
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura