rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
Artigos
voltar

Abertura da exposição CRU, no Kreatori Coletivo de Arte
Abertura da exposição CRU, no Kreatori Coletivo de Arte
Postado na data de 24.07.09
compartilhe
Antes de mais nada, quero informar que desenvolvi essa coluna de "artigos" depois que vários amigos e alguns leitores, que acompanham o blog, pediram para eu criar uma área dentro do Rio&Cultura destinada aos comentários que eu faço das visitas às exposições e eventos que frequento.

Quero salientar também que não sou estudioso e nem crítico de arte. Apenas escrevo aquilo que me agrada e as percepções que tenho como um leigo - acredito que a maioria das pessoas que possam ler essas linhas sejam como eu. E nada melhor para um artista que a quase inocência do olhar do leigo.

Bom, hoje, dia 24 de julho de 2009, abriram duas novas exposições no Rio de Janeiro. Uma no Museu da Maré [a primeira grande exposição a ocupar o espaço] e outra no Kreatori Coletivo de Arte, em Laranjeiras. Devido a forte chuva, decidi ir apenas na segunda vernissage.

Apesar da chuva, a abertura foi um sucesso absoluto. Muita gente bonita, assessores de imprensa presentes, fotos para todo o lado, um falatório. E por falar em fotos, ficarei devendo minha cobertura fotográfica da abertura (coisa que sempre gosto de fazer), pois, não sei explicar, não me senti motivado para isso.

Para quem não conhece o Kreatori Coletivo de Arte, é uma casa "das antigas" na rua Alice, em Laranjeiras, número 209. Uma graça! Achei agradável ter que abrir o portão da rua para entrar, foi como voltar no tempo. A casa é tipo um sobrado e o todo um andar foi transformado em galeria de arte. Foi criada por um grupo de artistas que resolveu se juntar para ter um lugar para poder trabalhar e expor.

Um dos artistas e sócios do Kreatori, Fabiano Cafure, carinhosamente recepcionava todos que chegavam com um sorriso cativante. Como cheguei preterivelmente às 19:30h, hora oficial de abertura da exposição, ainda não havia muita gente, mas em apenas meia hora o lugar ficou lotado.

Na verdade, a exposição é uma coletiva de oito artistas que tiveram seuas obras espalhadas pelas 2 salas da galeria, além do corredor. Agora sinto falta da foto que não tirei - daria para ilustrar esse momento, mas tudo bem. Achei algumas obras bem significativas e outras nem tanto (um pouco déjà vu). Percebe-se que houve um esmero na montagem da exposição, mas nada que seja de tirar o fôlego. O ambiente expositivo é um pouco heterogêneo, não havia muita integração entre as obras e seus temas - tentaram de alguma forma integrá-las, mas ficou tudo meio "no ar". Claro que tentaram juntar tudo sobre o foco do tema da exposição: CRU.

São pinturas, fotos, montagens, instalações, ou seja, uma variada salada de estilos e intenções, que no contexto até ficou interessante, mas eu senti um pouco a falta de uma continuidade. Na verdade, eu queria ver mais. Parece que cada obra ficou solitária, que seu autor apenas quis desenvolver duas ou três peças. Realmente saí da exposição com um gostinho de "queria ver mais daquilo".

Por falar em sair da exposição, o lugar estava tão animado que foi diicil querer saír. Raro a abertura com tanta gente bonita, artistas, amigos, sem vernisseiros, em um clima descontraído, pareceia que estavam todos em um encontro lá em casa. Uma delícia.

Mas é isso aí! Vale dar uma conferida na coletiva "CRU", lá na Kreatori, e tire suas próprias conclusões.(rua Alice, 209, Laranjeiras - tel. (21) 3734-4326 - www.kreatori.com.br)

Para conhecer um pouco sobre a exposição online, temos aqui no Rio&Cultura uma página dedicada à ela, clique aqui e veja algumas obras. É bem legal.

Gustavo Nardelli
compartilhe   |  Comentar   |  Ler Comentário
[subir]
Relação de Artigos

MATÉRIA
destaque

rioecultura : MATÉRIA Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Relação completa de Matérias
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Exposição de Percurso : Museu Casa de Benjamin Constant
Exposição de Percurso
Relação completa de Exposições
cadastre-se Divulgue
BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
EVENTOS
destaque

Relação completa de Eventos
 

Seu nome:

Comentário:

ATENÇÃO
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.



Seja o Primeiro a comentar!

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
 
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura