rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
Matérias
voltar

O filme REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA está na competição da Première Brasil do Festival do Rio 2009
O filme REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA está na competição da Première Brasil do Festival do Rio 2009
Postado na data de 29.09.09
compartilhe
O documentário de longa-metragem "REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA" aborda a obra do arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy e sua repercussão na atualidade. Poucas pessoas sabem o nome do arquiteto que imaginou e construiu o Aterro e parque do Flamengo embora seja uma obra fundamental que oferece à cidade uma área de lazer em sua parte central, e é um dos parques mais freqüentados pelos cariocas, além de ser uma atração turística internacional.



Imagens de arquivo do Rio de Janeiro e de sua transformação nas últimas décadas pontuam as entrevistas dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, radicado em São Paulo e admirador da obra de Reidy, e Roland Castro, um dos fundadores do MUC - Mouvement de l´utopie concrète, entrevistado em seu ateliê em Paris. Ambos discutem a diversidade cultural, o apartheid urbano, o enfrentamento da natureza, os valores éticos e estéticos da arquitetura e do urbanismo e, sobretudo, a habitação social, temas presentes na obra de Reidy que é apresentada sob a perspectiva de uma utopia com capacidade de ação no mundo real.



Entrevistas com o urbanista Lucio Costa e a engenheira Carmen Portinho, parceira em alguns projetos, contribuem para revelar um pouco da personalidade e da sensibilidade do arquiteto. A locução é realizada na primeira pessoa com textos extraídos de entrevistas, memoriais de projetos e discurso de paraninfo para os formandos em Minas Gerais.

A direção de Ana Maria Magalhães conjuga a beleza natural do Rio de Janeiro e as linhas harmoniosas dos projetos de Reidy para lembrar a importância do arquiteto que com Lucio Costa e Oscar Niemeyer modernizou a arquitetura brasileira. Ela diz que "é preciso mostrar à população a importância não só do trabalho de Reidy, mas também o projeto de humanização que ele imaginou para a cidade".

A "Construção da Utopia" é um desdobramento do documentário para a TV Lembranças do futuro, já exibido pelo Canal Brasil e a TV Brasil, ganhador do prêmio Urbanidade 2005 do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Este cobria todos os empreendimentos de Reidy, vencedor, em 1953, da 1ª Bienal Internacional de São Paulo pelo projeto do Conjunto Habitacional Pedregulho, erguido no bairro de Benfica, que promovia a integração entre moradia, administração pública, serviços e lazer.



Filmagens aéreas e a câmera de Dib Lutfi mostram o Rio de Janeiro projetado pelo arquiteto e a caótica realidade atual. Do centro ao subúrbio, da Lagoa a zona oeste, é apresentada ao público a contribuição de Affonso Eduardo Reidy para a construção da paisagem urbana da cidade, em obras como o MAM e o parque do Flamengo, apontadas pelos seus habitantes como as mais bonitas e queridas da cidade, e reconhecidas mundialmente.

Reidy foi um artista que fez do espaço o principal elemento de sua linguagem, e reuniu poesia e construção. Esse aspecto é ressaltado pela música de Luiz Cláudio Ramos, especialmente composta para o filme, com a parceria de Edu Krieger na canção original “Adormece em Mim”.

Como ex-diretor do Departamento de Urbanismo da prefeitura do então Distrito Federal, o arquiteto esteve à frente de importantes projetos para a cidade, como o Plano Diretor do Rio de Janeiro. Os mais ambiciosos deles envolviam a ocupação urbanística dos espaços resultantes do desmonte dos morros do Castelo e do Senado, no Centro, e o de Santo Antônio, na Lapa.



O ponto central deste último era a ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul por uma grande via elevada, e outra no sentido leste-oeste, que "drenariam o tráfego forçado a passar pelo Centro da cidade". Em torno do cruzamento dessas supervias seriam construídos prédios administrativos, centros comerciais e de diversões e um conjunto residencial para 8 mil habitantes. Nenhum deles foi implementado.

A diretora do filme analisa a situação política da época enfatizando que "o problema da administração pública é que, quando há uma troca de prefeitos, o novo quer imprimir a sua marca na cidade e acaba por não dar continuidade aos projetos iniciados ou que deram certo".



=============================================

REIDY no Festival do Rio 2009

01.10 [quinta-feira] : Sessão de Gala : às 17h
02.10 [sexta-feira] : Odeon Petrobras : às 15h
sessão a preços populares seguida de debate
03.10 [sábado] : Est Vivo Gávea 3 : às 13:30h e às 19:40h





=============================================

FICHA TÉCNICA

REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA
Documentário. Colorido
Duração: 78 minutos
Produção, roteiro e direção: Ana Maria Magalhães
Locução: Marcelo Escorel
Fotografia: Dib Lutfi
Edição: Marcelo Pedrazzi
Música: Luiz Claudio Ramos
Canção original: Luiz Claudio Ramos e Edu Krieger
Locações: Rio de Janeiro, Paris e São Paulo
Patrocinadores: Petrobras, Furnas, Cemig, Secretaria Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro
Apoio: IPHAN e CREA-RJ

Site oficial do filme: reidy-ofilme.blogspot.com
compartilhe   |  Comentar   |  Ler Comentário
[subir]
Relação de Matérias

ARTIGOS
destaque

rioecultura : ARTIGO Carioquinha 2015
Carioquinha 2015
Relação completa de Artigos
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão : CRAB – Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro
Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão
Relação completa de Exposições
BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
EVENTOS
destaque

Relação completa de Eventos
  Divulgue
 

Seu nome:

Comentário:

ATENÇÃO
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.


Fui presenteado por um amigo com um ingresso para ver esse documentário. A princípio achei a idéia de um filme sobre o Reidy algo necessário, mas após a sessão me senti emocionado e muito feliz de morar na cidade na qual Reidy construiu tanta coisa. Pena que os políticos não compartilhem da idéia de beleza da arquitetura! Deixo meus parabéns a diretora Ana Maria Magalhães pelo excelente trabalho!
  Postado por: Renato Medeiros

gostaria de obter cópia do filme Reidy
  Postado por: adriano magno de freitas

Caro Adriano, o filme "REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA" ainda não está sendo comercializado. Assim que soubermos, divulgaremos! Obrigado pelo interesse, pois o filme realmente é muito bom! Abraços
  Postado por: Rio&Cultura

Quando poderemos adquirir este filme ? Temos muito interesse em vê-lo o mais rápido possível.
  Postado por: RaquelTriano

Entramos em contato com a produtora do filme e aguardamos uma resposta com a previsão de lançamento. Até o momento a ANCINE ainda não liberou a comercialização do filme.
  Postado por: Rio&Cultura

Esse filme é muito bom. Tive a oportunidade de vê-lo no Festivad do Rio no ano passado e tinha gente assistindo nas escadas! parabéns
  Postado por: Jaime Azevedo

é possivel encontrar esse filme nas locadoras? pois gostaria muito de assistir Natalia MG
  Postado por: Natalia

Oi, Natalia, o filme "REIDY, A CONSTRUÇÃO DA UTOPIA" não é comercializado em locadoras. Atualmente, só pode ser assistido em festivais. Assim que soubermos da sua comercialização, divulgaremos! Obrigado pelo interesse, pois o filme realmente é muito bom! Abraços
  Postado por: Rio&Cultura


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
 
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura