rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
Matérias
voltar

Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil se consagra em noite de homenagens ao circo
Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil se consagra em noite de homenagens ao circo
Postado na data de 27.03.13
compartilhe
O teatro e o circo dividiram o mesmo palco durante o Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil, realizado no Teatro Oi Casa Grande localizado no bairro do Leblon, ontem (dia 26/03/2013), terça-feira. Homenageando essas duas manifestações artísticas, a premiação não poderia ter acontecido em data melhor: tanto a arte dramática quanto a circense comemoram seus dias mundiais em 27 de março. As estrelas da noite, cada uma com duas estatuetas, foram as peças “As três Marias” com melhor "Figurino" e "Espetáculo - prêmio entregue pela atriz Nathália Timberg, que reiterou a importância do teatro infantil para a formação de quem faz e quem assiste aos espetáculos. “Algumas aventuras das 20.000 léguas submarinas”, levou duas estatuetas com melhor "Ator" e "Cenário"; “Coisas que a gente não vê”, com "Texto" e "Atriz"; e "A borralheira", por melhores "Música" e "Produção" - uma das novidades deste ano, que entra como categoria com o objetivo de estimular os profissionais que cuidam de todos os detalhes não-artísticos de uma montagem teatral.

Apresentado pela diretora teatral Mônica Alvarenga e pelo ator Caio Gracco, o Zilka começou com o discurso de João Carlos Artigos, do Teatro de Anônimo: “o circo inclui os artistas que estão fora dos meios de produção, desde o século XVIII. É forma de diversão com a maior capilaridade no Brasil. Tem cidades que não têm teatro e nem cinema, mas tem o seu circo lá”. Ele falou antes de anunciar o espetáculo coordenado por Fábio Freitas, também da mesma companhia. A ideia era recriar a atmosfera de uma tarde no circo.

O ator Marcos Frota, participou da premiação fazendo uma saudação em nome da TV Globo, parceira do projeto. "Sou a favor desse tipo de prêmio, ainda mais quando reverencia uma personalidade como a Zilka Sallaberry. Após sua fala, Ana Barroso e Mônica Biel receberam o Prêmio Especial pelo trabalham contínuo como as palhaças Lasanha e Ravióli. A menção honrosa foi para os realizadores de “A incrível viagem de Maria Cecília”, pelo processo de construção do espetáculo.

rioecultura - Materias: Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil se consagra em noite de homenagens ao circo

O circo no teatro

Com um duo de trapézio, numa coreografia chamada “Dentro da Noite”, Freitas e Regina Oliveira criaram acrobacias pouco usuais – quase uma coreografia de dança contemporânea. “O circo é uma arte viva. Essa foi uma das formas que encontramos para acompanhar essa tendência”, explicou Freitas. O personagem Vladimir Negrovski (interpretado por João Carlos Artigos) subiu ao palco com seu misto de mágica e palhaçaria. No meio de um truque, parava para interagir com a plateia. Apesar do número cômico, a mágica acontecia de verdade. Ele colocou uma de suas ajudantes amarrada numa caixa, mas, ao invés dela, a outra saiu com os nomes dos vencedores.

Novidades do Prêmio

Esta edição do prêmio teve 11 categorias, com cinco indicados em cada. Uma escolha dentre os quase 100 espetáculos assistidos pelo júri – Carlos Augusto Nazareth, Lidia Kosovski, Lucia Cerrone e Tim Rescala – ao longo de 2012.

Para os próximos anos, a expectativa é de continuar a crescer. Certo de que o Prêmio Zilka Sallaberry contribui para a valorização do teatro infantil no Rio de Janeiro, o organizador do evento, Carlos Augusto Nazareth, prevê o avanço das atividades. “Não nos restringiremos às premiações. Queremos complementar o trabalho árduo do corpo de jurados, em consonância com a política cultural da Oi”.

O Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil, o único destinado ao teatro para crianças no estado do Rio, é uma iniciativa do CEPETIN (Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil), e tem o patrocínio da Oi e Município do Rio de Janeiro - através da lei do Incentivo do ISS, apoio cultural do Oi Futuro e promoção da TV Globo.

rioecultura - Materias: Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil se consagra em noite de homenagens ao circo

Lista de vencedores do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil

CENÁRIO
Carlos Alberto Nunes - "Algumas aventuras das 20.000 léguas submarinas"

FIGURINO
Leonam Thurler - "As Três Marias"

TEXTO
Renata Mizrahi - "Coisas que a gente não vê"

ATOR
Mouhamed Harfouch - "Algumas aventuras das 20.000 léguas submarinas"

ATRIZ
Débora Lamm - "Coisas que a gente não vê"

ILUMINAÇÃO
Anderson Ratto - "A estranha viagem de Maria Cecília"

MÚSICA
Vladimir Pinheiro (direção musical) - "A Borralheira"

DIREÇÃO
Duda Maia e Lucio Mauro Filho - "Uma peça como eu gosto"

PRODUÇÃO
"A Borralheira"

MELHOR ESPETÁCULO
"As Três Marias"

PRÊMIO ESPECIAL - Ana Barroso e Mônica Biel pelo trabalho ininterrupto com os personagens Lasanha e Ravioli no reconto dos contos tradicionais.

MENÇÃO HONROSA – "A estranha viagem de Maria Cecília", pelo processo de construção do espetáculo, envolvidos todos os segmentos, num só todo.

Material enviado e fotos: Target Assessoria de Comunicação
compartilhe   |  Comentar   |  Ler Comentário
[subir]
Relação de Matérias

ARTIGOS
destaque

rioecultura : ARTIGO Carioquinha 2015
Carioquinha 2015
Relação completa de Artigos
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Relações e Projeções [Simone Mendes] : Espaço Cultural da Defensoria Publica do Rio de Janeiro (ADEPERJ)
Relações e Projeções [Simone Mendes]
Relação completa de Exposições
BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
EVENTOS
destaque

Relação completa de Eventos
  Divulgue
 

Seu nome:

Comentário:

ATENÇÃO
Verifique o texto antes de enviá-lo, pois não será possível modificá-lo ou apagá-lo após o registro.



Seja o Primeiro a comentar!

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
 
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura