news
IMPRESSIONISMO É TEMA DE ATIVIDADES PARA O CCBB EDUCATIVO
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Compartilhar
Impressionismo: Paris e a modernidade é uma exposição inédita que apresenta um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista por meio de 85 obras-primas, de artistas como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec, dentre outros, pertencentes ao Museu d’Orsay, em Paris, um dos mais visitados do mundo. Várias telas sairão do museu pela primeira vez. O acervo ficará exposto no CCBB do Rio de Janeiro, com entrada franca, no período de 23 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013.

Para receber a mostra, o Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro organizou os encontros “Práticas e Reflexões com Educadores” nos quais professores das escolas públicas e privadas receberam capacitação, com conteúdo informativo, sobre o movimento Impressionista e propostas para desenvolvimento de atividades em sala de aula na preparação de seus alunos para a visita à exposição.

O Programa elaborou, ainda, uma série de atividades gratuitas ligadas à exposição em tela, que serão oferecidas em suas dependências no primeiro andar e também em sala especialmente ambientada para a mostra, no segundo andar. Senhas serão distribuídas 30 minutos antes de cada atividade. Confira na programação abaixo:

.
Programação:

ESTAÇÃO SENSORIAL

O público terá contato com diferentes elementos do acervo exposto por meio dos sentidos alternativos à visão, tendo como suporte material especialmente criado para a atividade.

– Terça a domingo – 13h, 15h, 17h e 19h

Impressões, um espaço acessível
Partindo do contato com telas táteis, os visitantes poderão perceber algumas imagens presentes na exposição. Além disso, reproduções em relevo, gravações sonoras, elementos tridimencionais e olfativos os ajudarão a recriar os ambientes retratados nas telas.


LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS

Espaço de experimentação e criação que promove novas leituras do mundo e das diferentes formas de sentir, através das artes visuais.


– Terça a domingo - 14h, 16h e 18h

Cor. Cor
Tendo como referência visual a pintura pontilhista, o laboratório “Cor. Cor” propõe uma investigação sobre os processos de composição das cores utilizando carimbos pontilhados. Neste laborátório o público vai recriar algumas das pinturas presentes na exposição “Impressionismo – Paris e Modernidade” definindo e redefinindo as cores dos trabalhos dos grandes mestres.

Essa pintura é massa!
É recorrente na pintura impressionista o uso de espessas camadas de tinta sobre a tela, criando volumes e texturas. Neste laboratório vamos experimentar uma técnica diferente para criar tais texturas e volumes. Utilizando massa de modelar colorida, os participantes vão compor de forma colaborativa os quadros dos pintores impressionistas criando as imagens através de manchas de cor.


MUSICANDO

Experimentação musical que relaciona as artes visuais à música através de jogos, composições coletivas e canções diversas que se utilizam do corpo, da voz, instrumentos e objetos sonoros.


– Sábados e domingos - 13h

aCORde!
É possível a cor ter som? E o som, é capaz de possuir cores? Muitos pintores impressionistas escolhiam trabalhar em ambiente externo para experienciar diferenças de luz e cores. Nesta edição do “musicando” vamos transpor a linguagem visual para a linguagem musical vivenciando a combinação de sons, o que resultará em improváveis aCORdes!

Impressões sonoras
Já percebeu que os pássaros cantam mais pela manhã? E quando todos estão dormindo? Que som fazem? Os pintores impressionistas saíam de seus ateliês para observar as diferenças de luz e cor nas paisagens no decorrer do dia. Nesta atividade os participantes irão percorrer os espaços do CCBB a fim de perceber as diferenças sonoras de cada ambiente para a realização de uma composição inspirada na prática dos impressionistas.

PEQUENAS MÃOS

Crianças de 3 a 6 anos vivenciam contações de histórias e experimentam diversos processos artísticos, em um ambiente adequado à sua maneira peculiar de significar o mundo.

– Sábados e domingos – 15h
Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis


Da janela do trem
O trem já está partindo! Se você já passeou de trem sabe como é ficar olhando a paisagem passar bem rápido pela janela. No século XIX correm nos trilhos as primeiras máquinas a vapor, trens mais velozes e que faziam muita fumaça. Muitos artistas se encantaram com a velocidade das cores que viam na natureza e transformaram sua maneira de pintar. Os pequenos serão convidados a fazer parte dessa viagem com cavaletes, telas, tintas e pincéis. Motivados por estímulos sonoros e imagens de grandes pintores como Monet e Degas poderão experimentar a pintura a partir de temas diversos.


EM CANTOS E CONTOS

As relações entre as tradições orais, a literatura, as artes visuais e cênicas são propostas nas histórias contadas. A palavra é sempre o principal instrumento e conta com o apoio de diversos recursos para proporcionar o encontro entre o arcaico e o contemporâneo.


FAMÍLIA – sábado e domingo - 17h

O Flautista de Hamelin
Ratos! Muitos Ratos! Hamelin foi invadida por milhares desses roedores e o povo da cidade ficou desesperado. Felizmente surgiu um misterioso homem com uma flauta dotada de poderes mágicos colocando Hamelin a salvo. Porém, após ser enganado, o flautista decide levar consigo algo que é muito importante para os moradores.

A Pequena Bailarina
Que tal uma dança? Inspiradas na obra do pintor francês impressionista Edgard Degas, que pintava bailarinas nas suas telas, seremos embalados por histórias que dançam e fazem dançar, como uma princesa que gasta sete pares de sapato por noite e uma bailarina que dança com um galo cantor!

Os fios do destino
Lá no horizonte um fio de luz tece o horizonte. Uma velha viúva ao bordar seus sonhos encontra-se com fadas, cruza montanhas de fogo e mares de gelo. Uma jovem tecelã tece dia a dia o seu destino. Fios do tempo se entrelaçam nas envolventes tramas do conto chinês “O Brocado Maravilhoso” e da história “A moça tecelã”, de Marina Colassanti.


ADULTO – sábado e domingo - 18h

Conto
1900 - Paris, Cidade Luz! O mundo moderno estava no seu esplendor - cabarés, cafés, salões de arte. O que mais era preciso para aproveitar esse último ano do século? Através da voz não convencional de Yvette Guilbert, anedotas do mundo parisiense e uma pequena prosa simbolista, a contação traça um possível olhar àquele tempo.

Em águas
Para perceber de perto o reflexo das coisas sobre a água, o pintor Claude Monet montou seu atelier num barco onde criou muitos quadros. Como ele, muitas pessoas escolhem passar longos ou curtos periodos das suas vidas sobre as águas...Esta contação traz em poesia e prosa como o fluxo das águas interfere no fluxo da vida e chegam a se confundir. Falando de rios e mares paisagens internas e externas são construídas.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.