news
Sebastiana realiza quinta edição do Desenrolando a Serpentina 2012, com Painel de Debates sobre os Desafios do Carnaval de Rua. Na programação, roda de samba com Moacyr Luz e o Samba do trabalhador.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Compartilhar
A Sebastiana – Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro – realiza nos dias 9 e 10 de novembro, no Espaço Tom Jobim, a quinta edição do evento Desenrolando a Serpentina, cujo tema deste ano será “Carnaval de Rua - Desafios”.

A abertura será na sexta-feira, dia 09, às 19 horas, com a presença do Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes; do secretário de Comunicação do Governo do Estado, Ricardo Cota; do diretor de Projetos Especiais da Globo Rio, Amauri Soares; da diretora do bloco Escravos da Mauá, Eliane Costa; e da presidente da Sebastiana, Rita Fernandes. Em seguida, será apresentado pela primeira vez o show “Nessa Onda Que Eu Vou”, com direção de Dodô Brandão, Nei Barbosa, Luis Filipe de Lima e Sérgio Cabral. Um passeio musical pela história dos blocos de rua, através de marchinhas e sambas que se tornaram sucesso.

O objetivo do Desenrolando a Serpentina é, com a participação dos blocos, do poder público e de representantes da sociedade civil, levantar e debater os principais temas relacionados ao carnaval de rua, seus impactos na cidade e os seus desdobramentos.

:: O DEBATE ::
No sábado dia 10 de novembro, de 14h às 17h, um grande painel de debate será conduzido por nomes como: Sergio Besserman, economista e ex-presidente do IBGE; Julio Bueno, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e, ainda, os jornalistas AydanoAndré Motta, do jornal O Globo e Ramiro Alves, diretor de Redação do jornal O Dia; a antropóloga Alba Zaluar; e a presidente da Comlurb, Angela Fonti. Os mediadores serão Rita Fernandes e Jorge Sápia, presidente e vice-presidente da Sebastiana.

Nesta edição, a Sebastiana propõe uma reflexão sobre os seguintes temas:
- Muito além do xixi na rua... – A Mídia e os Blocos.
- Geografia Carioca do Carnaval – Novos Territórios.
- Economia Criativa – o potencial econômico dos blocos de rua.
- Lixo depois dos blocos: soluções para contornar o problema.
- Carnaval, Cidade, Sustentabilidade.
- Novas tendências do carnaval de rua.

:: PROGRAMAÇÃO ::
Na sexta-feira, às 20h, será apresentado o show “Nessa Onda Que Eu Vou”, seguido da Gafieira da Sebastiana. (Somente para convidados). Para fechar com chave-de-ouro, no sábado a Sebastiana esquenta os tamborins com roda de samba de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, a partir de 18h.
O Desenrolando a Serpentina 2012 é uma realização da Sebastiana, e conta com a parceria da Globo Rio e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

==============================================
:: A SEBASTIANA ::
A Sebastiana foi fundada em 2000 e é composta pelos seguintes blocos: Simpatia É Quase Amor, Barbas, Suvaco do Cristo, Bloco de Segunda, Imprensa Que Eu Gamo, Escravos da Mauá, Carmelitas, Meu Bem Volto Já, Bloco da Ansiedade, Que Merda é Essa, Gigantes da Lira e Virtual.

==============================================
:: SERVIÇO ::
Desenrolando a Serpentina – Debate sobre Carnaval de Rua, Shows e Entretenimento.
Local: Teatro Tom Jobim - Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico.

==============================================
:: PROGRAMAÇÃO ::

Sexta-feira – 09 de novembro (Programação para convidados)
19h: Abertura
Eduardo Paes – prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Ricardo Cota – secretário de Comunicação do Governo do Estado do Rio
Amauri Soares – diretor de Projetos Especiais da Globo Rio
Eliane Costa – diretora do Bloco Escravos da Mauá
Rita Fernandes – presidente da Sebastiana

20h: Show “Nessa Onda Que Eu Vou”
Roteiro e apresentação: Sérgio Cabral
Direção musical: Luis Filipe de Lima
Direção: Dodô Brandão, Nei Barbosa, Luis Filipe de Lima e Sérgio Cabral 21h30: Gafieira da Sebastiana – DJ Zod

Sábado – 10 de novembro – (Programação aberta ao público)
Roda de conversa de representantes de blocos de rua e associações de moradores – 11h às 13h
Painel de Debates: Carnaval de Rua - Desafios – de 14h às 17h
Roda de Samba: Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador – de 18h às 22h

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.