news
Exposição gratuita resgata personagens da ficção científica na Barra - Após passar por diversas cidades, mostra chega ao Rio para contar a história de um dos gêneros mais ricos da literatura
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Compartilhar
Para mostrar a trajetória da ficção científica britânica de forma interativa, a Cultura Inglesa traz para o Rio de Janeiro a exposição British Sci-Fi Exhibition. A mostra, que reúne objetos que vão revelar o gênero em suas variadas molduras, assim como seus ecos em diversas áreas da cultura pop, ficará em cartaz do dia 12 até o dia 24 de novembro, na filial Barra 1.

A exposição, que já passou por diversas cidades brasileiras, promete resgatar personagens de um dos gêneros mais ricos da literatura como Frankenstein, V de Vingança, Thunderbirds, Watchmen, Doctor Who e Aliens. Em meio a painéis que contam a história da ficção científica ao longo das décadas, a mostra é uma oportunidade para os jovens e para as crianças conhecerem as famosas histórias e seus personagens, além de fazer qualquer adulto retornar no tempo e, por alguns instantes, voltar a ser criança.

Além da linha do tempo e do diversificado acervo, os visitantes poderão participar de oficinas paralelas que acontecerão juntamente com a exibição. Entre os dias 21 e 22 de novembro, das 16 às 19h, haverá um cartunista desenhando o rosto dos participantes no corpo de algum personagem da exposição.

Durante o evento também acontecerá um concurso cultural, onde os interessados poderão responder uma pergunta na qual a resposta estará na linha do tempo. A resposta mais criativa ganhará um brinde da Cultura.

Quem quiser acompanhar, a mostra é gratuita e aberta ao público. A filial Barra 1 da Cultura Inglesa fica na Av. Érico Veríssimo, 780.

:: Um pouco mais de Sci-Fi ::

Falar de ficção científica, e não citar Mary Shelley, é um erro. A moça com apenas 16 anos produziu a famosa novela "Frankenstein" e deu luz ao gênero tão aclamado até hoje. Tudo começou com uma brincadeira entre amigos no verão de 1816. Mary, seu marido, Lord Byron, John William Polidori e Claire Clairmont passavam a temporada em uma casa à beira do lago Léman, na Suíça, e o passatempo desse time era criar histórias de terror. Dessa brincadeira nasceu não só "Frankenstein", mas também o vampiro mais romantizado na versão de Polidori para Drácula. Reza a lenda que eles comiam bastante antes de dormir para terem mais pesadelos à noite e assim terem mais material para criação de seus personagens.

No século 20, a ficção científica alcança o ápice com produções como a dos britânicos Aldous Huxley, Brave New World - Admirável Mundo Novo, e George Orwell, 1984. Diferente da visão americana, que costuma ver com entusiasmo temas como viagens no espaço, a ficção científica britânica é movida pelo pensamento crítico da sociedade e pelo racionalismo.

Logo, o gênero pulou da literatura para as outras artes. No cinema, o americano Stanley Kubrick reproduziu as obras de Arthur C. Clarke, 2001: A Space Odyssey - 2001: Uma Odisséia no Espaço; e Anthony Burgess, A Clockwork Orange - Laranja Mecânica. E, no final dos anos 1960, a música também aderiu à influência, como na canção "Space Oddity", de David Bowie e as batidas eletrônicas dos alemães Kraftwerk, que questionavam o conceito de homem e máquina.

==============================
:: SERVIÇO ::
British Sci-Fi Exhibition
Data: 12 de novembro a 24 de novembro de 2012.
Local: Cultura Inglesa - Filial Barra 1 (Av. Érico Veríssimo, 780 – Barra da Tijuca)
Horário: segunda a quinta (8h às 21h30); sexta, (8h30 às 18h30) e sábados (9h às 12h).
Telefone: 2493-6133
Entrada Franca.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.