news
Livro de Erasmo Carlos, MINHA FAMA DE MAU vai virar filme
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Compartilhar
A autobiografia de Erasmo Carlos "Minha fama de mau" vai virar filme. No longa de Lui Farias conhecemos o artista que mudou a história do rock brasileiro, exaltando a jovem guarda e a liberdade de comportamento. As filmagens estão previstas para o segundo semestre de 2013.

L.G. Bayão assina o roteiro da produção, ao lado do diretor Lui Farias e Letícia Mey. No longa, vão aparecer lembranças de amores, da Zona Norte, da adolescência, do professor Tim Maia, do início da carreira de Erasmo e de sua grande amizade com Roberto Carlos, que se estenderia para a música.


O projeto do filme "Minha fama de mau", se tornou realidade com o encontro de Lui Farias com Marco Altberg, que é responsável pela produção do longa. Os dois se uniram e através da LMC Produções, produtora de Lui Farias e da Indiana Produções, de Marco Altberg, o filme vai ser realizado.

O longa traz para as telas episódios marcantes da música do país, ambientados durante o efervescente período da Jovem Guarda, memórias de "um menino que veio ao mundo para topar qualquer parada".

Sinopse:
"Minha fama de mau" acompanha as aventuras e desventuras de Erasmo Carlos desde sua juventude descompromissada nas ruas da Tijuca até o sucesso explosivo nos anos 60.

Entre um bico e outro, tentando sobreviver, o jovem Erasmo se apaixona pelo rock and roll de Elvis, Bill Halley e Chuck Berry. Seguindo os passos dos ídolos – e remando contra a maré – ele rapidamente aprende a tocar violão e começa a arquitetar um plano para fazer sucesso. Contando com a sorte e com talento nato, conquista a confiança de Carlos Imperial e a amizade de Roberto Carlos, com quem passa a compor uma série de canções de rock.

Apesar de todas as dificuldades, o sucesso vem fulminante e a vida de Erasmo vira de cabeça para baixo – o jovem de origem humilde acaba se tornando um dos maiores ídolos da música, chegando a ter seu próprio programa de televisão ao lado dos amigos Roberto Carlos e Wanderléa: o fenômeno televisivo "Jovem Guarda" – mulheres, carrões e dinheiro no banco passam a ser sua realidade.

O mundo, porém, passava por profundas transformações. Os acordes em uma guitarra elétrica eram vistos como sinal de alienação política e o programa passa a ser duramente atacado pela crítica e até pela classe artística. Com seu talento questionado e o programa cortado da grade, Erasmo enfrenta uma dura fase de ostracismo - diante daquele novo mundo, existiria ainda lugar para um roqueiro como ele?

"Minha fama de mau" é um mergulho apaixonante e inusitado na vida de um homem que, com cabeça de homem e coração de menino, mudou a história do rock brasileiro.

Ficha Técnica:
Direção: Lui Farias
Produtor: Marco Altberg
Roteiro: L.G. Bayão, Letícia Mey e Lui Farias
Distribuição: Downtown Filmes, Paris Filmes, Globofilmes e RioFilme
Produção: LMC – Borboletas na Barriga e Indiana Filmes
Parceria: Coqueiro Verde Records

Lui Farias - Direção / Roteiro
Desde cedo envolvido com cinema, Lui Farias (1958) foi ator mirim no filme "Aventuras com Tio Maneco" (1972), assistente de direção nos filmes "Pra Frente Brasil" (1980) e "Aguenta Coração" (1982). Estreou como diretor com o filme "Com Licença, Eu Vou À Luta", com participação em inúmeros festivais nacionais e internacionais de cinema tais como Gramado 86, prêmios de melhor roteiro e melhor som; Locarno 86, Huelva 86, Havana 86, Nantes 86, New Delhi 87. Seu segundo longa-metragem, "Lili Carabina" lhe deu o prêmio Pierre Kast de melhor diretor no Festival Internacional de Cinema do Rio 89. Agraciado no 2º Premio Resgate do Cinema Brasileiro pela adaptação do livro "Rota 66", do jornalista CacoBarcellos. Dirigiu vídeo-clipes e DVDs de shows musicais, além da minissérie "Contos de Verão", da TV Globo. O terceiro longa-metragem "Os Porralokinhas" foi agraciado com o Prêmio de Melhor Filme Infantil do 4º CinePort-Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa no Estado da Paraíba 2009.

Marco Altberg - Produtor
Produtor e diretor de cinema, TV e novas mídias, Marco Altberg começou cedo no cinema. Em 1975, realizou seu primeiro documentário "Noel Nutels". Dirigiu os longas Prova de Fogo, Aventuras de um Paraíba, "Fonte Da Saudade", "Sombras de Julho" e "Panair do Brasil". Como produtor executivo planejou e executou as produções de diversos filmes como "Bye Bye Brasil" e filmes dos Trapalhões, entre outros. Idealizou e é responsável pela série de programas semanais de TV Revista do Cinema Brasileiro, há 18 anos no ar. Para a televisão produziu e dirigiu várias séries e especiais, além de programas para TV, para diferentes canais abertos e por assinatura. Através de sua empresa Indiana Produções produz filmes para cinema e programas independentes para TV. É um dos criadores do Canal Brasil. Em 1999, fundou a ABPITV - Associação Brasileira dos Produtores Independentes de TV, da qual é atual presidente.

L.G. Bayão - Roteiro
Escritor e roteirista de cinema e televisão, L.G. Bayão escreveu longas-metragens como "O segredo dos diamantes", (de Helvécio Ratton, Quimera Filmes), "Meu tempo é agora", (cinebiografia de Marcelo D2 de Johnny Araújo, Academia de Filmes), "A Onda Maldita", (Cinebiografia da rádio Fluminense de Tomás Portella, Luz Mágica) e "Ponte Area", (filme de romance de Julia Rezende, Morena Filmes), entre outros. Também colaborou no roteiro do longa-metragem "Heleno", de José Henrique Fonseca e no momento escreve, em parceria com Anna Muylaert, "Irmã Dulce", longa a ser produzido pela Migdal Filmes de Iafa Britz.

Letícia Mey - Roteiro
Letícia Mey é roteirista de TV da Rede Globo, foi colaboradora de roteiro de Maria Adelaide Amaral nos seriados "Dalva e Herivelto", "Dercy de Verdade" e "Queridos Amigos".

Indiana Produções
Produtora de Cinema, TV e novas mídias e co-produções internacionais, com filmes de longa-metragem e séries de TV em seu currículo, atualmente produz o longa em animação "Nautilus" para o público infantil, com previsão de lançamento para 2014. Em produção para TV as séries "Nélson Rodrigues" e "Lendas Indígenas". A produção do longa "Minha Fama de Mau" inicia este ano.

LMC La Toller
Resultado da parceria de Paula Toller e Lui Farias, a produtora traz na bagagem filmes, videoclipes, CDs e DVDs produzidos, dirigidos e interpretados pelos dois sendo “Os Porralokinhas” e “Sónós” os ultimos lançamentos.
DOWNTOWN FILMES
A Downtown Filmes é uma distribuidora dedicada exclusivamente ao lançamento de filmes brasileiros. Fundada em 2006, sua estratégia de atuação é distribuir o melhor do cinema nacional, em parceria com os principais produtores e diretores brasileiros. Isso garantiu à Downtown Filmes, a partir de 2008, a distribuição de grandes sucessos de bilheteria, como “Meu Nome Não é Johnny”, “Divã” e “Chico Xavier”.

Em 2011 foi responsável pela distribuição dos dois maiores sucessos do ano: as comédias “De Pernas pro Ar” e “Cilada.com”, que juntos venderam mais de 6,6 milhões de ingressos. Outro lançamento importante foi documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar® de melhor documentário em 2011.

A empresa é dirigida por Bruno Wainer, que tem no seu currículo a distribuição de alguns dos maiores sucessos do cinema brasileiro, entre os quais se destacam “Olga”, “Os Normais”, “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”.

Fonte: Anna Luiza Müller (Primeiro Plano)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.