news
Projeto Cinemão se apresenta mais uma vez no Complexo do Alemão
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Compartilhar
Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO - Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupa espaços públicos marcados pela violência e ausência de aparelhos culturais.

A próxima sessão será no dia 7 de abril, domingo, às 19h, no Complexo do Alemão. O projeto, que é apoiado pela ONU no Brasil, exibirá às 19h o documentário "A batalha do Passinho: os muleque são sinistro", com direção de Emílio Domingos, longa-metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Na sequência, o projeto mediará um debate com a participação do diretor e personagens do documentário, membros da ONU, integrantes do Fórum da Juventude e agenda pactuada contra o extermínio da Juventude Negra, que promoverá também um diálogo com os moradores do Complexo do Alemão. Antes da sessão principal serão exibidos 3 curtas, 2 deles produzidos pela equipe do Cinemão, que também filmará nesse dia na comunidade o longa metragem "Pacificação".

Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, garante total apoio Institucional ao Cinemão:

- Acreditamos que esse projeto represente um elemento importante na construção da cidadania, em prol da consolidação da democracia, da formação e conscientização da sociedade civil. Esperamos poder colaborar para tornar a iniciativa um sucesso.


:: Cinemão X Caveirão - Relação não é mera coincidência ::

Este projeto nasce em função da existência do Caveirão. O Cinemão é a "antítese" da máquina de guerra do Estado. Toda semelhança física entre os carros é simbólica. O que difere são os meios e fins. O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão,visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

Cid César Augusto, diretor e idealizador do projeto, destaca a importância do Veículo de Ocupação Tática da Cultura enquanto política pública:

- Pergunte ao morador da comunidade que tipo de carro preto ele quer na sua rua. Acreditamos que nossas armas são infinitamente mais poderosas. Nós apontamos para a sociedade outro modelo de ocupação territorial de espaços marcados pela violência. É preciso mudar os paradigmas. Essa é nossa função nas comunidades. O Cinemão é uma política pública necessária no processo de pacificação - disse Cid.

Cid César Augusto conta também que teve a ideia do projeto em novembro de 2010, depois da tomada do Complexo do Alemão:

- Esta ação no Complexo do Alemão é simbólica e muito especial para nós. Acreditamos cegamente no poder transformador da cultura – arma mais poderosa que o fuzil. E o Cinemão é, em si, um ato político da sociedade e do Cinema Brasileiro – acrescentou o documentarista e produtor.

O CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

A partir de acordos com a Programadora Brasil e outros distribuidores nacionais, o CINEMÃO funciona como uma ação divulgadora e democratizadora da produção nacional. Isso fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso à cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural.

O projeto possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.

O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em:

http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI

O CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú eCirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das NaçõesUnidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.

O projeto está ainda em busca de patrocinadores, já que apenas 25% foi captado, aprovado pela Lei Rouanet.

Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.

Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link:
http://www.youtube.com/user/cinemao1?feature=watch
--------------------------------------------------------

Serviço: CINEMÃO
Local: Campo do Sargento - Complexo do Alemão
Data: 7 de abril, domingo
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Gratuita.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.