news
Guia Quatro Rodas divulgou os 29 melhores museus do Brasil - 5 são no Rio de Janeiro
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Compartilhar
A edição de 2013 do Guia Brasil traz um seleto grupo de oito museus cinco estrelas – nota máxima na avaliação do GUIA QUATRO RODAS. Outros vinte e um museus são quatro estrelas. Todos são centros de divulgação de conhecimento de áreas diversas como ciência, arte e história.

A cidade do Rio de Janeiro é privilegiada e concentra cinco dos museus da relação divulgada. Nenhum recebeu nota máxima, mas todos merecem uma visita bem demorada.

Relação dos Museus do Rio de Janeiro
-------------------------------------------
:: Museu da República ::
Do lado de fora, há belo jardim, café e cinema. Ao entrar no palácio, comece pela galeria que explica a história de sua construção e lista os 16 presidentes da República que aqui trabalharam entre 1897 e 1960. Prossiga pelos salões, com mobília original, até o segundo andar, onde está o quarto do ex-presidente Getúlio Vargas - que se matou aqui em 1954.

:: Museu Nacional de Belas Artes ::
O espaço dedicado à arte brasileira do século 19, com os emblemáticos quadros Batalha do Avaí (1877), de Pedro Américo, e Primeira Missa no Brasil (1859/1860) e Batalha dos Guararapes (1879), ambas de Victor Meirelles, é imperdível. Outra joia é a galeria do século 20, com rico acervo de artistas como Beatriz Milhazes, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Ivan Serpa, Alfredo Volpi, Oswaldo Goeldi, Regina Katz e Cândido Portinari.

:: Fundação Eva Klabin ::
A colecionadora de arte Eva Klabin (1903-1991) passou boa parte de sua vida nesta casa dos anos 30, de estilo normando. Os cômodos guardam as relíquias que ela adquiriu em viagens pelo mundo. A sala Renascença (foto), por exemplo, tem pinturas atribuídas a Donatello e Botticelli, e a de jantar, prataria inglesa e porcelana da Companhia das Índias. No dormitório, o closet se mantém recheado de peças de grifes como Chanel e Dior.

:: Museu Histórico Nacional ::
É uma aula sobre a história brasileira: o vasto acervo percorre dos tempos pré-históricos até o de figuras políticas como Ulysses Guimarães, em galerias modernizadas nos últimos anos - a visita pode ser feita com o auxílio de um audioguia (R$ 8). Entre os bons momentos da viagem ao passado estão o painel multimídia sobre a expansão marítima portuguesa, a coleção de porcelanas da corte lusitana e o épico quadro Combate Naval do Riachuelo, de Victor Meirelles.

:: Museu de Arte do Rio (MAR) ::
Faz parte do complexo Porto Maravilha. Dois prédios vizinhos e de estilos arquitetônicos diferentes – o Palacete D. João VI, eclético, e um prédio modernista, originalmente um terminal rodoviário – foram unidos por uma cobertura ondulada de cimento, que virou um belo mirante. O palacete deve ser inaugurado com quatro exposições temporários: no térreo, obras contemporâneas; o segundo andar tem 150 peças da coleção Hecilda e Sérgio Fadel, com obras de Lygia Clark, Cildo Meireles e Lygia Pape; o terceiro abriga a rica coleção de Jean Bohici, o marchand mais antigo do Rio, com verdadeiras joias de Kandinsky e Tarsila do Amaral; e o quarto sedia uma exposição de paisagens e documentos da cidade.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/melhores-museus-do-brasil-guia-brasil

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.