news
Presidente da ABL, acadêmica Ana Maria Machado, inaugura na segunda-feira, dia 15, os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do SESI nas comunidades pacificadas do Rio
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Compartilhar
A Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Acadêmica Ana Maria Machado, inaugura na segunda-feira, dia 15, às 09 horas, os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Projeto Sesi-Cidadania nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Os dois cursos, sob o título geral de “Nas Trilhas da Literatura”, serão ministrados de abril a agosto deste ano, na sede da Academia, no total de 80 horas para cada um, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entidade com a qual a ABL assinou convênio na segunda-feira passada, dia 08. Eles têm por objetivo o aprimoramento de pessoal e a formação de auxiliares de biblioteca selecionados nas próprias comunidades: Providência, Andaraí, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Morro Azul, Tabajaras, Santa Marta, São Carlos, Borel e Fazendinha.

“Ciente de que a ABL tem aberto suas portas para a valorização da Literatura e para a formação de leitores, além de partilhar do conceito sobre sua importância na formação do cidadão crítico e consciente, pretendemos com esses cursos atender à demanda de capacitação dos profissionais que trabalham em bibliotecas do Sistema Firjan, e contribuir para a qualificação profissional dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, como mediadores de leitura e de literatura para as crianças e os jovens brasileiros”, afirmou Ana Maria Machado.

Os focos dos dois cursos são distintos: um para profissionais das bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, com ênfase nos autores da Literatura Infantil brasileira. O outro, será para os profissionais das bibliotecas do Senai, voltado para os jovens com temas universais da Literatura. Os cursos se apoiam em know-how e experiência adquirida pela Fundação em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ao todo serão 15 aulas de quatro horas e duas aulas de oito horas, além da visita ao 15º Salão da FNLIJ do Livro para crianças e jovens (quatro horas), e a avaliação (quatro horas).

"Grande parte dos recursos para o projeto virá da Fundação SM, uma instituição espanhola com filial em São Paulo, que num convênio de parceria com a ABL registrará essa experiência e poderá fazer dela um projeto-piloto em condições de ser replicado em outros países da América Latina”, explicou a Presidente da ABL.

O primeiro curso, para os profissionais de bibliotecas do Sesi e de comunidades pacificadas, contemplará o estudo das obras de nove destacados escritores da literatura infantil brasileira, entre eles Lygia Bojunga, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ziraldo. O segundo, para os profissionais das bibliotecas do Senai, orientará sobre temas universais da Literatura de interesse dos jovens. Entre esses temas estão: “A literatura e o amor”; “Formação do romance brasileiro”; “O gótico e o romântico”; “Os jovens e a leitura literária”; assim como “Os best sellers para jovens”.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.