news
Acadêmico e jornalista CÍCERO SANDRONI faz a conferência de abertura do cliclo O BOM HUMOR NA ABL
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL) abre o ciclo de conferências “O bom humor na ABL”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, responsável também pela primeira palestra, denominada “Patronos e fundadores: o cômico e a paródia”. Essa será a primeira vez em sua história que a ABL mostrará que tem, também, uma face bem mais divertida do que se imagina. A coordenação do palestra de abertura será do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. O evento está programado para o dia 04 de junho, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

De acordo com Cícero Sandroni, o ciclo pretende mostrar que a Academia, desde sua fundação até os dias de hoje, sempre abrigou escritores voltados para textos cômicos: “Nosso primeiro Presidente, Machado de Assis, talvez tenha sido o de maior destaque. Uma frase sua – "Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia" – escrita no romance Memórias Póstumas de Brás Cuba, deixa isso bem evidente. Outros autores também revelaram seu lado bem humorado, entre eles Martins Pena, patrono da Cadeira 29. Mas temos muitos mais, como Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro e Carlos Heitor Cony, por exemplo”, afirmou o coordenador do ciclo.

O ciclo terá mais três conferências: dia 11 de junho, “ABL: uma casa bem-humorada”, com o Acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho; dia 18 de junho. “O humor e o cômico”, com o professor Cláudio Murilo Leal; e dia 25 de junho, “O humor na ficção acadêmica”, com o escritor Flávio Moreira da Costa.

:: SERVIÇO ::
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Ciclo O bom humor na ABL
Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho
Conferência: “Patronos e fundadores: o cômico e a paródia”
Conferencista: Acadêmico Cícero Sandroni
Data: 04/06/2013, terça-feira
Horário: 17h30min
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Entrada franca
www.academia.org.br
Telefone: 3974-2500

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.