news
Ateliê de Burle Marx reabre suas portas com concurso de fotografias
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Compartilhar
Projetado inicialmente como um refúgio no qual o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx pudesse produzir suas pinturas sem ser incomodado, o ateliê do artista mal chegou a ser usado por ele, que morreu pouco tempo após sua conclusão. Com um amplo salão com luz natural, dois quartos, um banheiro e uma sala de estar com biblioteca repleta de livros de arte, o espaço foi reinaugurado no último sábado como parte das comemorações pela data de aniversário de Burle Marx, que completaria no domingo 104 anos. Nesta segunda-feira, o local está sendo oficialmente reintegrado ao roteiro de visitação do Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba.

A restauração do ateliê durou quatro anos e foi realizada com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No total, foram recuperados 1,6 mil desenhos e 12 telas de Burle Marx. Além disso, o espaço conta com outras seis telas em acrílico, uma tapeçaria de cinco metros de altura e um painel de azulejos — todos criados pelo paisagista, especialmente para o espaço.

— Burle Marx construiu esse ateliê para que pudesse passar vários dias em paz, produzindo sua arte, embora o local também seja adequado para festas e cursos. Infelizmente, ele não teve muito tempo para aproveitá-lo — disse Cláudia Storino, diretora do sítio.

Além do ateliê, o sítio conta com um amplo espaço marcado por uma coleção botânica única no mundo, cheio de plantas raras, recolhidas nas expedições de Burle Marx. Quem for até lá também tem a oportunidade de conhecer a casa onde o artista morou e seus arredores. As visitas ao sítio podem ser feitas de terça a sábado, das 9h30m às 13h30m e devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (21) 2410-1412. Elas são guiadas e têm duração média de uma hora e meia.

:: Concurso de fotografia ::

Ainda em celebração pelos 104 anos de nascimento do artista, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança hoje o concurso de fotografias “Olhos de ver — Burle Marx”. Aberto à população, a competição incentiva fotógrafos amadores e profissionais a procurarem novos ângulos que destaquem a beleza das obras de Burle Marx espalhadas pela cidade, como o calçadão de Copacabana e o Parque do Flamengo. As 20 melhores fotos serão publicadas numa edição de cartões-postais do projeto “Olho de ver”.

Os participantes podem inscrever até três fotos pelo e-mail . As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco e devem ser enviadas em formato digital (jpg), com resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 10x15cm. As inscrições são gratuitas e vão até o próximo dia 30 de agosto.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/atelie-de-burle-marx-reabre-suas-portas-9350633

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.