news
Seminário "BRASIL, brasis" da ABL debate o tema "Cidadania e pessoas com deficiência"
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Compartilhar
O seminário, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL, terá como palestrantes Teresa Costa D’Amaral e Lia Crespo

Cidadania e pessoas com deficiência será o tema do debate do Seminário Brasil, brasis da Academia Brasileira de Letras. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. As palestrantes serão Teresa Costa D’Amaral e Lia Crespo. O evento está programado para o dia 15 de agosto, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

AS PALESTRANTES

Teresa Costa D’Amaral é Mestre em Comunicação com a tese Deficiência e Democracia. Participou da criação e foi a primeira coordenadora da CORDE (Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), órgão federal de planejamento e coordenação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, atual Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Foi uma das autoras do projeto da Lei Federal 7.853/89, que trata dos direitos da pessoa com deficiência, considerada a mais inclusiva das Américas. Vem trabalhando com a proposta de uma abordagem social para a questão das pessoas com deficiência, tendo participação ativa em seu movimento por cidadania.
Há quinze anos, criou e é superintendente do IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), que é referência do setor no país e parceira de organizações mundiais como Ashoka, pioneira no apoio aos empreendedores sociais, e Avina, dedicada ao desenvolvimento sustentável da América Latina.

Ana Maria (Lia) Morales Crespo é jornalista, com mestrado em Ciências da Comunicação (“Informação e deformação, a imagem das pessoas com deficiência na mídia impressa”, ECA/USP). Doutorado em História Social (“Da invisibilidade à construção da própria cidadania. Os obstáculos, as estratégias e as conquistas do movimento social das pessoas com deficiência no Brasil, através das histórias de vida de seus líderes”, FFLCH/USP). Ativista do movimento social das pessoas com deficiência, desde 1980, também é autora do livro infantil “Júlia e seus amigos” (Nova Alexandria, 2005), que trata de deficiência e a importância da amizade para a construção de uma sociedade para todos.


:: SERVIÇO ::
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Seminário Brasil, brasis
Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho
Conferência: “Cidadania e pessoas com deficiência”
Palestrantes: Teresa Costa D’Amaral e Lia Crespo
Patrocínio: Bradesco
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Data: 15/08/2013, quinta-feira, às 17h30min
Entrada franca
www.academia.org.br
Telefone: 3974-2500

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.