news
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A SÉTIMA EDIÇÃO DO “FESTIVAL NOVOS BAMBAS DO VELHO SAMBA”
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Compartilhar
Após revelar talentos como Aline Calixto, Elisa Addor, Manu Santos, Janaina Moreno, Samba Urbano, entre outros, o “Festival Novos Bambas do Velho Samba”, concurso do Bar Carioca da Gema, está de volta em sua sétima edição, com patrocínio da Cerveja Antártica, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

As inscrições já estão abertas para novos valores do samba em início de carreira e que desejam conquistar espaço para apresentações. O projeto visa contemplar, por meio de concurso, grupos vocais, cantoras e cantores que interpretem sambas tradicionais consagrados.

Os interessados deverão inscrever-se, gratuitamente, até a meia-noite de 23 de setembro de 2013, através do site www.barcariocadagema.com.br/novosbambas. As inscrições também poderão ser feitas da forma tradicional, através do comparecimento do concorrente ao Carioca da Gema (Avenida Mem de Sá, 79, Lapa – Centro, Rio de Janeiro, RJ), de segunda à sexta-feira, de 21hs as 00hs.

O Carioca da Gema, localizado no histórico bairro da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, se fez pelo pioneirismo em ocupar antigos casarões do bairro, apresentando o que há de melhor no cenário musical popular em seus doze anos de existência com o intuito de promover uma renovação no ambiente musical e dar oportunidade de trabalho a novos grupos e, reforçando este perfil, desde 2007 promove este Festival Novos Bambas do Velho Samba.

Como o concurso visa abranger artistas em início de carreira, não será permitida a inscrição de músicos e cantores (as) que se apresentam nos shows principais do Carioca da Gema, assim como a participação de músicos de renome no cenário musical. Serão avaliados grupo e cantores (as) com no máximo seis integrantes com formação instrumental acústica; característica ao gênero samba: cavaquinho, violão, pandeiro surdo sopro ou + 1 instrumento de percussão.



Etapas

A seleção para 7ª Concurso de Novos Bambas do Velho Samba será em duas etapas:

- Seleção on-line: será feita através do site do Carioca da Gema, onde cada pessoa terá a oportunidade de votar uma única vez por e-mail em um dos candidatos inscrito pelo formulário on-line no mesmo site. Os vídeos dos inscritos estarão disponíveis no site a partir do dia 26/08/2013 e a votação se encerra à meia noite do dia 30/09/2013. Ficam excluídos da seleção on-line os candidatos que fizerem sua inscrição na forma tradicional. Serão selecionadas as duas bandas mais votadas no site.

- Seleção Tradicional – será feita por um produtor musical, o qual irá selecionar 10 concorrentes, observando os seguintes critérios: qualidade musical, repertório, roteiro, execução musical, instrumentos, número de integrantes e formação instrumental, interpretação, harmonia, performance no palco, comunicação com o público, carisma, alegria e entusiasmo.

Uma vez selecionados, os 12 finalistas receberão um troféu simbolizando a vitória desta etapa que será anunciada dia 07 de outubro no site do Carioca da Gema. Na mesma noite serão sorteadas as datas de apresentação de cada grupo na própria casa.

- Apresentações: os grupos irão se apresentar um por noite, as quartas e quintas, nos dias 16 e 17, 23 e 24 e 30 e 31 de outubro e 06 e 07, 13 e 21 e 27 e 28 de novembro. As apresentações serão abertas ao público, sem a cobrança de couvert artístico, às 20hs às 21hs. Após as apresentações a cobrança do couvert artístico voltará normalmente à casa.

A partir do dia 29 de novembro os vídeos dos 12 finalistas estarão no site para a votação final, que se encerra à meia noite de 9 de dezembro. Dos 12 finalistas serão escolhidos três vencedores, dois eleitos por um júri de 12 pessoas do meio musical e um pelo voto via internet. O resultado será divulgado no site www.barcariocadagema.com.br/novosbambas no dia 11 de dezembro, quando serão entregues os prêmios aos vencedores.

Os três vencedores serão contemplados com R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) brutos, R$ 2.450,00 valor líquido, deduzido o IR e um troféu. Além disso, farão apresentações no Carioca da Gema às quintas-feiras entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2014, um grupo a cada mês, fazendo parte da programação casa. Também participarão de um CD comemorativo do Concurso de Novos Bambas do Velho Samba, com cada vencedor gravando quatro músicas que podem ser autoral – com autorização prévia de liberação de direitos autorais para edição no CD – ou musicas que já caíram no domínio público, compostas há mais de 100 anos, homenageando assim importantes compositores da música brasileira no cenário do Samba.

Os produtos fonográficos gerados totalizando 1.000 CDs não serão comercializados e sim distribuídos gratuitamente, cabendo a cada grupo 200 (duzentas unidades), 100 unidades serão destinadas à Biblioteca Pública Estadual Celso Kelly – conforme decreto 44.013 – e os 300 restantes serão distribuídos a clientes e patrocinadores.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.