news
Fernando Henrique Cardoso toma posse na ABL
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Compartilhar
O sociólogo Fernando Henrique Cardoso tomou posse na Cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), hoje, terça-feira, dia 10 de setembro, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ele foi eleito na sucessão do Acadêmico e jornalista João de Scantimburgo, no dia 27 de junho deste ano.

O novo Acadêmico foi recebido pelo Acadêmico Celso Lafer, que falou logo após a Presidente da Casa, Acadêmica Ana Maria Machado, ter declarado Fernando Henrique Cardoso empossado na Cadeira 36. A aposição do colar foi feita pela Acadêmica Nélida Piñon. A seguir, recebeu a espada das mãos do decano da ABL, Acadêmico Eduardo Portella. A entrega do diploma coube ao Acadêmico José Murilo de Carvalho.

A cadeira número 36 tem como fundador o poeta, professor e jornalista Afonso Celso, que escolheu como patrono o poeta Teófilo Dias, sobrinho do também poeta Gonçalves Dias. Os demais ocupantes foram: o médico e escritor Clementino Fraga, o cientista e ensaísta Paulo Carneiro, o diplomata, filósofo e sociólogo José Guilherme Merquior e o jornalista João de Scantimburgo.

No começo de seu discurso, o novo Acadêmico disse de sua satisfação em fazer parte da ABL: “Ao passar os diplomas de uns a outros, seus membros mostram a continuidade do respeito à Cultura e às realizações que constroem a história do país. Como não sentir a emoção que este ato provoca?”, perguntou. Mais à frente, enalteceu seus antecessores na Cadeira 36. Antes de terminar, disse que o momento não é de simples “pregação democrática”.

“Não se trata só de “ensinar”, mas de “aprender” Não estamos diante de uma elite que sabe e de um povo que desconhece. O momento é de respeito à pluralidade das identidades culturais e de reconstrução das instituições para que elas captem e representem o sentimento e os novos interesses da população. Só assim poderemos manter acesa a chama da liberdade, do respeito à representação e da autoridade legítima e evitar que formas abertas ou disfarçadas de autoritarismo e violência ocupem a cena” (Leia os discursos na íntegra de Fernando Henrique Cardoso e do Acadêmico Celso Lafer no site www.academia.org.br).

Entre as autoridades e pessoas de destaque na vida cultural brasileira, estiveram presentes o Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves; o Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; os Senadores Aécio Neves, Francisco Dornelles, Jorge Bornhausen e Tasso Jereissati; os Ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Melo e Wellington Moreira Franco; o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e personalidades representativas da sociedade carioca e paulista.


O NOVO ACADÊMICO


Fernando Henrique Cardoso foi Presidente da República em dois mandatos sucessivos (1995-1998 e 1999 - 2002). Doutor em Sociologia e Professor Emérito da Universidade de São Paulo, a obra de Cardoso abrange os campos da sociologia, ciência política, economia e relações internacionais. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor catedrático de ciência política e hoje é professor emérito da USP. Ensinou também nas universidades de Santiago, da Califórnia em Stanford e em Berkeley, de Cambridge, de Paris-Nanterre e no Collège de France. Também foi Senador pelo Estado de São Paulo e, entre 1992 e 1994, Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.
Ex-Presidente da Associação Internacional de Sociologia, Fernando Henrique Cardoso é autor ou coautor de 23 livros e de mais de cem artigos acadêmicos. O livro Dependência e Desenvolvimento, publicado originalmente em espanhol, em 1969, em coautoria com Enzo Falletto, é um marco nos estudos sobre a teoria do desenvolvimento, com dezenas de edições em 16 idiomas. Seu último livro, Pensadores que inventaram o Brasil, foi lançado este ano, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Participante ativo dos movimentos pelo restabelecimento do Estado de Direito no Brasil, envolveu-se com a política no final dos anos 70. Foi Senador pelo estado de São Paulo, Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda, elegendo-se Presidente no primeiro turno da eleição de 1994.

A trajetória de Fernando Henrique Cardoso como político foi consistente com sua vocação de intelectual comprometido com a defesa da liberdade, promoção da democracia e construção de uma ordem internacional mais justa. Ao término do mandato presidencial, Cardoso vem-se dedicando, até hoje, à promoção da paz, da democracia e da justiça em escala global. É membro do The Elders, grupo de dez líderes globais criado por Nelson Mandela para defender a paz e os direitos humanos.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.