news
ROMANCISTA BAIANO ANTÔNIO TORRES TOMA POSSE NA CADEIRA 23 DA ABL, (FUNDADA POR MACHADO DE ASSIS), NA QUARTA-FEIRA, DIA 9/4, ÀS 21h
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Compartilhar
O romancista baiano Antônio Torres, eleito no dia 07 de novembro do ano passado, tomará posse na Cadeira 23 – que tem como fundador Machado de Assis, o primeiro Presidente da Academia e, como patrono, José de Alencar –, em solenidade no Petit Trianon, no próximo dia 9, quarta-feira às 21:00 horas. Torres sucede o Acadêmico Luiz Paulo Horta, falecido no dia 3 de agosto do ano passado.
Em nome da ABL, a Acadêmica Nélida Piñon fará o discurso de recepção. Logo após, o Acadêmico Alberto da Costa e Silva será convidado pelo Presidente Geraldo Holanda Cavalcanti para fazer a aposição do colar. A seguir, os Acadêmicos Eduardo Portella e Antonio Carlos Secchin farão, respectivamente, a entrega da espada e do diploma. Os ocupantes anteriores da cadeira 23 foram : Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai.

O NOVO ACADÊMICO

Antônio Torres nasceu na Bahia em 1940 e estreou na literatura em 1972 com o romance Um cão uivando para a Lua, considerado pela crítica a revelação daquele ano. Hoje, entre os seus 17 títulos publicados, destaca-se a trilogia formada por Essa terra (1976), O cachorro e o lobo (1997) e Pelo fundo da agulha (2006).

Em 1998, foi condecorado pelo governo francês como Chevalier des Arts et des Lettres por seus livros traduzidos na França. Dois anos depois, teve o reconhecimento nacional definitivo ao receber o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Zaffari & Bourbon, da 9 Jornada Nacional de Literatura, da Universidade de Passo Fundo (RS), pelo romance Meu querido canibal.

O novo Acadêmico foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de 2007, com o romance Pelo fundo da agulha. Seus livros focam cenários rurais, urbanos e da História e têm tido várias edições no Brasil e traduções em muitos países (Argentina, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Israel). O romance Essa terra está em vias de tradução na Bulgária, Albânia e Vietnam.

De 1999 a 2005, foi Escritor Visitante da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – quando ministrava oficinas literárias, realizava aulas inaugurais e proferia palestras nos campus do Maracanã, da Faculdade de Formação de Professores – UERJ de São Gonçalo –, e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ de Duque de Caxias.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.