news
Festa no Museu Villa-Lobos
quinta-feira, 5 de março de 2009
Compartilhar
O Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, está em festa. Nesta quinta-feira, 5 de março, quando seu patrono completaria 122 anos, a instituição comemora a data com uma programação diversa, que se estende até o fim do dia.

Como parte das comemorações, será disponibilizado ao público, com o patrocínio da Petrobras, um acervo digital de documentos, fotografias, vídeos, depoimentos, filmes e correspondências de Villa-Lobos com personalidades como Manuel Bandeira, Walt Disney e Strawinsky. Também será aberta a exposição Clan Design, com vídeos e amostragem das restaurações do acervo recuperado.

Para os interessados em conhecer a história do compositor através da linguagem cinematográfica, será exibido o filme Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, de Zelito Viana. Ao fim do dia, o museu será palco do concerto da orquestra do projeto Villa-Lobos e as Crianças, sob a regência do maestro Sérgio Barboza.

A instituição ainda anunciará a realização de uma exposição sobre o compositor no Arquivo Nacional, no período de outubro de 2009 a janeiro de 2010, patrocinada pela Votorantim, e a finalização da digitalização das partituras de Villa-Lobos, pela French Connection.

Homenageado em todo país - Para celebrar Heitor Villa-Lobos, durante todo o mês de março, serão promovidos 48 concertos em sua homenagem em vários espaços pelo país. Os concertos fazem parte do projeto Música no Museu, apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Outras homenagens deverão ocorrer este ano para assinalar o cinquentenário da morte do maestro.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

Museu Villa-Lobos - Instituição museológica federal integrada à estrutura do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), situa-se à Rua Sorocaba, nº 200, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Sua principal missão é a preservação do legado do compositor. Informações: www.museuvillalobos.org.br, mvillalobos@museuvillalobos.org.br e (21) 2266-1024/3894.

Fonte: Minc [05.03.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.