news
Metrô completa 30 anos com bolo, música e exposição
quinta-feira, 5 de março de 2009
Compartilhar
O metrô do Rio completou 30 anos nesta quinta-feira (05/03). O mais novo “balzaquiano” da cidade foi homenageado com um bolo de três andares e uma exposição de fotos antigas, que resgatou os principais momentos da construção das Linha 1 e 2. A festa foi animada pelo Cordão do Bola Preta, que além do “Parabéns pra Você”, tocou músicas alusivas à Ipanema, que vai receber, em dezembro, a próxima estação do sistema,. As comemorações aconteceram no acesso da rua Jangadeiros, que já está recebendo o acabamento final.

O secretário de Transportes Julio Lopes, diretores e técnicos envolvidos na obra, o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo Costa, e diversos representantes de associações de moradores da região prestigiaram o evento e se mostraram ansiosos para a inauguração da nova estação.

- Essa estação de Ipanema está sendo prometida há 30 anos e, agora, o governador Sérgio Cabral conseguiu tirar do papel. Em dezembro, estaremos aqui para a inauguração, mas o crescimento do metrô não irá parar. Ainda vai chegar à Praça Nossa Senhora da Paz e depois na Barra, com a linha 4 – explicou Julio Lopes.

Na exposição, as fotos resgataram momentos marcantes da construção da Estação de Botafogo, em 1976, onde, na época, a proteção às detonações na rocha era feita com pneus; da Estação Flamengo, onde aconteceu a primeira abertura de rocha em área urbana; e a construção das estações do Catete, Glória, Cinelândia, Carioca e Pavuna. Objetos curiosos da história do metrô, como um auto-falante usado no primeiro sistema de sonorização das estações, chamavam a atenção. As imagens emocionaram os convidados, muitos deles antigos funcionário do sistema.

O secretário de Transportes fez uma homenagem às antigas diretorias do metrô, entregando uma medalha comemorativa dos 30 anos do metrô para Noel de Almeida, que foi o primeiro presidente da antiga Companhia do Metropolitano do Rio, entre 1975 a 1980 e inaugurou as primeiras estações há 30 anos atrás.

- Passa um filme em minha cabeça. O metrô evoluiu muito nesses anos e fico muito satisfeito em estar aqui em mais uma estação que será inaugurada.Sem dúvida, este é um serviço diferenciado. Muita gente comenta como as pessoas se comportam de maneira diferenciada dentro do metrô. São educadas e respeitam leis básicas de convivência. Você não vê ninguém fumando ou cuspindo no chão, por exemplo. Isso se deve ao ambiente limpo e ao mobiliário moderno, que todos criticavam na época. Diziam que era um luxo desnecessário, mas nada é desnecessário se for para servir bem a população – analisou.

A presidente do Projeto de Segurança de Ipanema, Inês Barreto, prestigiou os 30 anos do metrô e agradeceu ao secretário Julio Lopes pelas benfeitorias feitas no bairro.

- A segurança também envolve ordem urbana e a obra do metrô está trazendo isso. A esquina das Ruas Teixeira de Melo com e Barão da Torre, que era uma sujeira enorme e muito confusa com material de ambulante e catador de papel, está sendo toda organizada, já que ali irá funcionar o elevador Cabral, que transportará as pessoas da comunidade ao metrô – comemorou Inês.

Aos 30 anos de idade, o metrô do Rio conta com duas linhas e 34 estações e ganhará, no dia 17 de dezembro deste ano, a Estação General Osório, em Ipanema, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas diariamente. A nova estação terá uma área total de 1.800 m² e é considerada a mais bem equipada em termos de locomoção. Serão 42 bilheterias, 16 escadas rolantes, seis esteiras rolantes, 11 elevadores e três plataformas, uma central e duas laterais, que vão oferecer conforto e praticidade aos portadores de necessidades especiais.

- Estamos empenhados para que a população possa comemorar muitos outros aniversários do metrô, com o sistema chegando cada vez mais perto de quem precisa – afirmou o secretário de Transportes.

Fonte: JB Online [05.03.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.