news
Programação Cultural na Casa Rui Barbosa
terça-feira, 17 de março de 2009
Compartilhar
Diversos eventos culturais gratuitos ligados à Imprensa, Arquivo, Audiovisual, Memória e Informação fazem parte da programação da segunda quinzena do mês de março da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Na segunda e terça-feira, 16 e 17 de março, na Sala de Cursos, será realizado o III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivítiscas. A iniciativa é uma promoção da Associação dos Arquivistas Brasileiros, com apoio da FCRB/MinC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Arquivo Nacional.

No dia 18, às 14h30, dentro da série Memória e Informação, será promovido o debate A Nova Face da Biblioteca Pública: as experiências de Bogotá, Medellín e Rio de Janeiro. As palestras da série são quinzenais, sempre às quartas-feiras, na Sala de Cursos, e versam sobre estudos e pesquisas nas áreas da memória, documentação, preservação e informação.

A palestra Imprensa, Pesquisa e Informação: uma ponte entre Nelson Werneck Sodré e a atual condição da comunicação social no Brasil , na quinta-feira (dia 19), marca o retorno da série Pensar a Imprensa, em 2009. A proposta é de um outro olhar sobre a obra do autor, ressaltando a íntima relação estabelecida por ele entre história e imprensa em sua pesquisa dos fatos sociais e mostrando o valor científico de sua metodologia. A temática será desenvolvida pela doutora em psicologia clínica Olga Sodré, a partir das 14h30, na Sala de Cursos.

Resistência e Criação: Mídia, Cultura e Lutas no Capitalismo Cognitivo é o nome da série de colóquios realizada em parceria pela FCRB/MinC, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Nômade. O objetivo da iniciativa é abordar as atuais contradições das práticas e conceitos internos à crise da Comunicação de Massa. O próximo debate será no dia 26 de março, às 14h, na Sala de Cursos da Fundação.

No sábado, 28 de março, às 16h, o Cineclube ABC&D exibe a comédia musical Samba no Botequim do Seu Zé e o documentário Mano Brou do Cantagalo. O primeiro filme conta a história de um músico ingênuo que vive situações interessantes ao perambular pelos bares da cidade. Já o segundo, mostra o processo criativo de Cristiano da Silva e acompanha a construção de duas obras no Morro do Cantagalo.

Confira a programação completa [http://www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?VID_Secao=16]

(Texto: Narla Aguiar, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: FCRB/MinC)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.