news
Prêmio Vivaleitura 2009
terça-feira, 17 de março de 2009
Compartilhar
Até o dia 24 de julho estarão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Vivaleitura, que é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com execução e patrocínio da Fundação Santillana.

O Prêmio é de abrangência nacional e tem o objetivo de fomentar a leitura e também reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área. É dividido em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três vencedores (um em cada categoria) vai receber R$ 30 mil , além de diploma e troféu. Também são concedidas menções honrosas a vários projetos.

Mais do que uma premiação, a iniciativa representa uma mobiblização em favor da leitura. O Prêmio faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que abrange a participação do Estado e da sociedade em prol do desenvolvimento da prática da leitura no país. Tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, mas cada qual só pode apresentar um trabalho por categoria. As experiências participantes terão que ter iniciado antes de 2008, mas precisam ser comprovadas e estar em curso quando forem inscritas. Também poderão ser apresentadas experiências realizadas e concluídas entre janeiro de 2007 e julho de 2009. Quando se tratar de práticas de caráter permanente, serão necessários os indicadores de resultados.

A seleção se dá em três fases: Habilitação dos participantes; Seleção dos finalistas (15 trabalhos no total, sendo 5 por categoria); e Escolha dos vencedores (3 trabalhos). A comissão julgadora será composta por sete profissionais que atuam nas áreas de leitura, educação e cultura, os quais serão indicados pelos organizadores da iniciativa.

VENCEDORES DE 2008

Em suas três edições, o Vivaleitura já teve mais de sete mil trabalhos inscritos, encaminhados de todos os estados brasileiros. Em 2008, os projetos Ônibus Biblioteca e Formação de Multiplicadores para a Expedição Vagalume, ambos da capital paulista, venceram nas categorias Bibliotecas e Sociedade, respectivamente. Palavras Andantes, de Londrina, no Paraná, venceu na categoria Escolas Públicas e Privadas. As menções honrosas foram concedidas a Jornadas Literárias, de Passo Fundo (RS), Projeto Entorno, de São Paulo, A Tarde Educação, do Grupo A Tarde, em Salvador, e Mini-Bibliotecas, da Embrapa, em Brasília.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, no endereço www.premiovivaleitura.org.br, onde o regulamento está disponível. Mas também podem ser feitas via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento endereçado a:

Prêmio Viva Leitura 2009
Caixa Postal nº 71037-7
CEP 03410-970
São Paulo - SP

Informações: 0800-7700987 (ligação gratuita).
Informações à imprensa: (11) 3531-4988.

(Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.