news
Cine Glória se torna pequeno espaço cultural
quinta-feira, 26 de março de 2009
Compartilhar
Cinema abrirá diariamente e terá mais sessões de filmes, além de debates, cursos, exposições, festas e shows

Escondido sob o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória vai, a partir de hoje, ampliar sua programação e promover shows, festas, debates, cursos, leituras de roteiros e exposições, numa tentativa de atrair mais público para um cinema que muita gente nem sabe que existe, além de criar novos atrativos para esses espectadores.

Além disso, a sala de cinema, que funcionava de quarta-feira a domingo, com três sessões diárias, passará a abrir todos os dias, com quatro sessões. A iniciativa foi impulsionada por um edital da Secretaria estadual de Cultura, que deu R$ 50 mil à produtora Urca Filmes, administradora do cinema desde o Festival do Rio de 2007.

— Sempre enfrentamos as dificuldades de ter uma sala de rua no Rio, na contramão das salas de cinema da cidade.

O dinheiro do edital, apesar de não ser suficiente para manter a programação o ano todo, foi um incentivo para a gente ousar — afirma Daniela Martins, administradora do espaço. — Uma sala de rua geralmente atende o público de bairro. O público mais flutuante, que vem de outras áreas, tem que ser atraído por eventos específicos, que só existem ali, naquele local. Por isso tivemos a ideia de misturar cinema com outros eventos culturais.

A primeira atração do pequeno centro cultural será a exibição hoje, às 20h, do filme “Meu nome é Dindi”, de Bruno Safadi, seguida de um debate com o diretor e o crítico Ruy Gardnier. Esse será o primeiro de uma série de debates mensais com diretores, produtores e críticos de cinema.

Também mensalmente será inaugurada uma exposição na cafeteria do Cine Glória, que ficará em cartaz durante todo o mês, de terça a domingo, das 14h30m às 21h, com entrada gratuita. A primeira delas será a mostra de fotografias “ColetivoIndividual”, de Andrea Marques, Daryan Dornelles e Eduardo Monteiro, do estúdio Fotonauta. A exposição será inaugurada com uma projeção das imagens na tela do cinema, entre as duas últimas sessões do dia, às 20h. A próxima exibição, no fim de abril, reunirá fotos de Ivan Cardoso e será paralela a uma mostra de filmes do artista e cineasta.

— Sempre que possível, vamos vincular exposições, cursos e festas com o universo cinematográfico, como será o caso do Ivan Cardoso. Queremos também divulgar o trabalho de fotógrafos de cinema Mas não vamos ficar restritos a isso. O Fotonauta é nosso vizinho na Glória, e também achamos importante revitalizar a cultura do bairro — diz Daniela.

“Muita gente nem sabe que a sala de cinema existe”

Para atrair os moradores da Glória, criando frequentadores fiéis, foi criado um programa de milhagem. É só se cadastrar para pagar meia-entrada no cinema e, depois de nove sessões, ganhar um ingresso.

A cafeteria também terá internet sem fio para atrair o público.

Para Daniela, os cinemas de rua precisam de espectadores que tenham o hábito de frequentá-los: — Muita gente nem sabe que a sala de cinema existe embaixo daquela praça enorme com o busto do Getúlio Vargas. Já conseguimos pôr uma placa luminosa anunciando, mas ainda queremos fazer uma divulgação melhor do espaço — diz ela.

Outra atração do Cine Glória serão as festas semanais, às sextas ou aos sábados, sempre após a última sessão de filmes.

Com curadoria de Leo Feijó, do Grupo Matriz, a programação vai alternar festas com DJs, pequenos shows no palco da sala de cinema e a exibição de filmes de fora do circuito comercial.

A estreia será depois de amanhã, às 22h30m, com a festa Yellow Submarine, em que os DJs Junior du Jorge, Djögo e Ácaro farão uma mistura de Beatles e Chico Buarque.

A nova programação terá ainda leituras quinzenais de roteiros de cinema, sempre às segundas-feiras, às 20h, com entrada franca. No próximo dia 30, os atores Leandro Firmino e Caio Junqueira lerão “Caldo de cana”, escrito por Renato Martins, Paulo Silva, Julio Pecly e Bernardo Vilhena.

Premiado pelo Fundo Internacional Iberoamericano, o roteiro trata de personagens brasileiros envolvidos com a rede mundial de narcotráfico.

O Cine Glória ainda terá cursos ligados ao setor audiovisual.

Fonte: O Globo [26.03.09]

O primeiro deles será sobre telejornalismo, em abril.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.