news
Instalação do Programa Ibermuseus
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Compartilhar
O Rio de Janeiro sediará, de 14 a 16 de abril, a reunião de instalação do Programa Ibermuseus - que tem como meta articular a troca de experiências no campo museal, o fundo de desenvolvimento para museus e a rede ibero-americana de museus.

O encontro é um desdobramento do que ocorreu em janeiro de 2008, em Brasília, e tem como objetivo aprovar um novo estatuto para o programa, formalizar a participação dos novos membros no Conselho Intergovernamental e discutir o Plano de Trabalho para o período de 2009 e 2010, dentre outras providências.

Organizada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan), a reunião contará com a presença de representantes da Organização dos Estados Iberoamericano (OEI), da Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) e de representantes de área museológica dos dez países que compõem o programa: Brasil, Argentina, Chile, Equador, México, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Colômbia e Espanha.

Programa Ibermuseus - Em outubro de 2008, a XIX Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, que se reuniu em El Salvador, aprovou a transformação da iniciativa Ibermuseus em programa, para ser uma instância de fomento e articulação da política museológica iberoamericana. O programa trabalhará na definição de diretrizes para a implementação de políticas públicas para a cultura e na criação de mecanismos multilaterais de cooperação e desenvolvimento de ações conjuntas na área de museus e da Museologia. Com isso, reforçará a relação entre as instituições e os profissionais do setor, bem como a proteção e gestão do patrimônio e a troca de experiências.

O evento será no Hotel Rio Othon Palace, situado na Av. Atlântica, 3264 – Copacabana, Rio de Janeiro, telefone: (21) 2525-1571/1579.

Mais informações no (61) 3414 6234, no Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.