news
Via Sacra da Rocinha 2009 recebe apoio da Light
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Compartilhar
A Light dá apoio cultural à edição 2009 da Via Sacra da Rocinha, que será realizada no dia 10 de abril, às 20 horas, saindo do Largo do Boiadeiro, dentro da comunidade. O auto é um espetáculo itinerante que mistura religião e realidade. Desde 1992, o evento atrai anualmente uma multidão na Semana Santa, numa caminhada de 2,5 km, na qual 43 atores se misturam com o público. Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e realização da Cia. de Teatro da Rocinha Roça Caçacultura, a edição 2009 marca a entrada da Via Sacra no calendário oficial do Rio de Janeiro.

Durante três horas da sexta-feira da Paixão, a Rocinha vai parar completamente para acompanhar o trajeto da Via Sacra pela comunidade, saindo do Largo do Boiadeiro e seguindo até a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Ao todo, serão 22 cenas que cobrem do batismo de Jesus até sua ressurreição.

A Via Sacra, roteirizada por José M. Rodrigues e dirigida pelo morador da comunidade, teatrólogo e diretor Aurélio Mesquita, reúne principalmente jovens moradores em atividades teatrais, reconhecidos como verdadeiras estrelas pelo público local, que aprova e se identifica cada vez mais com o espetáculo. Apesar do tema religioso, a encenação tem abordagem reflexiva sobre a cultura e a vida nos dias de hoje - principalmente, sobre a realidade social do cotidiano dos moradores da Rocinha.

- Não há como separar a história de Jesus da nossa esperança por um modo de vida mais confortável, explica o diretor Aurélio Mesquita.

Este ano, o evento contará com iluminação de Marcos Ribeiro (que recentemente criou o projeto de luz para a comemoração do centenário de Carmen Miranda). O celebrado estilista Luiz de Freitas (conhecido pela grife Mr. Wonderful) assinará o figurino.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.