news
Oficina "5 x favela – feito por eles mesmo", aula inaugural
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Compartilhar
Segunda-feira a noite [13.04.09] teve início as oficinas do filme “5 x Favela – feito por eles mesmo” nas Casas Casadas em Laranjeiras, atual sede da Riofilme. Com cerca de 300 participantes oriundos de várias comunidades do Rio que nas próximas seis semanas, irão fazer um “intensivão” com nomes consagrados do cinema nacional como Cesar Charlone, Lauro Escorel, Ruy Guerra, Walter Salles, Fernando Meirelles entre outros.

Cacá Diegues, o grande mentor do projeto, iniciou a “aula- master” com um discurso inflamado e visivelmente emocionado, lembrando que o filme original fez história sendo um dos precursores do Cinema Novo.

Cacá convidou para dar o passo inicial das oficinas, nada mais nada menos que o grande Nelson Pereira dos Santos. Segundo Cacá, Nelson foi o inventor do cinema moderno brasileiro e a melhor pessoa para começar tudo.

Com quase três horas de bate-papo, ele respondeu a dezenas de perguntas dos curiosos alunos e sempre de bom-humor, contagiou a todos com sua paixão pelo cinema.

Dentre as várias perguntas, falou de como conseguiu viabilizar seu primeiro filme: “Rio 40 graus” se utilizando de um sistema de cotas onde cada membro da equipe se tornava sócio do filme e como naquela época se fazia longas com uma equipe de 13 pessoas. Bem diferente que as gigantes equipes atuais.

Ressaltou que antigamente não existia estado ajudando no financiamento dos filmes e que o cinema brasileiro era uma verdadeira febre entre a população brasileira. Bons tempos aqueles...

Fonte: blog Cineclube, por Cavi Borges [14.04.09]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.