news
Oi Futuro integra a programação do Ano da França no Brasil
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Compartilhar
Cristophe Berthoneau, criador do Groupe F, falará sobre a trajetória do grupo, que realiza evento de abertura das comemorações do Ano da França

O Oi Futuro recebe no próximo dia 22 de abril Cristophe Berthoneau, criador do Groupe F e diretor responsável pelo evento de abertura das comemorações do Ano da França no Brasil 2009. No encontro, que será realizado no teatro do espaço cultural da Rua Dois de Dezembro (Flamengo), às 19h30, ele falará sobre a trajetória do grupo, que ficou conhecido por criar uma linguagem inovadora para o cenário de grandes eventos públicos, como os Jogos Olímpicos de Atenas.

Em seus espetáculos, os fogos de artifício são sempre a principal atração, como o que será visto na Lagoa Rodrigo de Freitas, dia 21 de abril, no Rio, durante o show de abertura do Ano da França no Brasil, que conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. O encontro com Berthoneau no Oi Futuro terá entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes do início.

Filho de artistas, Berthoneau nasceu em um bairro estudantil parisiense e se apaixonou cedo pelas artes. Aos 13 anos, inicialmente atraído por uma atriz que se despia em cena, assistia todas as noites a peça teatral Oração fúnebre, de Fernando Arrabal. Em uma dessas ocasiões, se ofereceu para substituir o técnico de luz e som que havia adoecido, já que conhecia todo o espetáculo em detalhes.

A precoce carreira artística iniciada ao acaso logo se impôs: dois anos mais tarde, largava a escola para fundar um grupo de artistas de rua que realizava intervenções urbanas, misturando teatro, esculturas, luz e som. Aos 18 anos, descobre a pirotecnia ao se encantar com o fogo em uma usina de aço, onde trabalhou por algum tempo. Daí em diante participou de grupos como o Fura del Baús e Generik Vapeur, até fundar o Groupe F. O reconhecimento veio quando contava apenas 28 anos, ao assinar a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Inédito no Brasil, o espetáculo pirotécnico criado pelo Groupe F utilizará elementos dramatúrgicos, coreografias e diversos efeitos. Com duração de 30 minutos, o evento no Rio de Janeiro terá como tema "O encontro da Água e do Fogo" e começará às 20h. O público estimado é de um milhão de pessoas no entorno da Lagoa.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.