news
O Ano da França no Brasil
sábado, 18 de abril de 2009
Compartilhar
O Ano da França no Brasil abre sua programação no Rio na noite desta terça (21). Até novembro, cerca de sessenta atrações vão ocupar cinemas, teatros, museus e galerias da cidade. O objetivo é dar um amplo panorama da produção cultural daquele país. "A programação mostra uma França mais diversa e moderna", afirma a francesa Anne Louyot, uma das curadoras do evento. "Às vezes, a visão que se tem do nosso país está parada nos anos 50. Queremos equilibrar a história e o presente." A cerimônia de abertura, na Lagoa Rodrigo de Freitas, ficará a cargo do Groupe F, o mesmo que assinou o réveillon do milênio em Paris e o espetáculo pirotécnico dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Christophe Berthonneau, diretor da trupe, promete um show de fogos inesquecível, com duração de trinta minutos – dez a mais que a celebração do Ano-Novo na Praia de Copacabana. "Vamos dar um grande presente ao Rio", destaca Berthonneau. "Visitei a cidade cinco vezes e vi a Lagoa de vários pontos, até do alto do Corcovado. Qualquer pessoa que estiver no entorno terá uma visão completa da festa." Saiba quais são as principais atrações do Ano da França no Brasil preparadas para os cariocas.

O show do Groupe F: meia hora de pirotecnia na Lagoa

ARQUITETURA
Figura fundamental da arquitetura moderna, o franco-suíço Le Corbusier ganha uma retrospectiva em julho na Caixa Cultural. A mostra De Marseille a Brasília: 1945-1965 se detém nas construções erguidas nos últimos vinte anos de sua vida. Em setembro é a vez de os trabalhos de Elizabeth Portzamparc – mulher do autor da Cidade da Música, Christian Portzamparc – ocuparem o Paço Imperial. A arquiteta brasileira radicada em Paris exibirá plantas, maquetes, fotografias e filmes de 26 projetos elaborados desde 2004.

ARTES PLÁSTICAS
A programação estreia com uma seleção de obras do escultor Jean-Antoine Houdon (1741-1828), que a partir do próximo dia 28 ficarão expostas no Museu Histórico Nacional. Entre os personagens modelados estão filósofos do iluminismo, como Voltaire e Rousseau, e o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. Em outubro, o Museu Nacional de Belas Artes abriga a mostra O Mundo Mágico de Marc Chagall, que reúne 250 obras do artista russo-francês. O conjunto inclui pinturas, guaches, esculturas e gravuras.

CINEMA
O evento privilegiou nomes tradicionais da produção francesa. Em cartaz na Caixa Cultural, o festival Escrever Imagens apresenta quinze filmes escritos ou dirigidos por Marguerite Duras (1914-1996). A partir do dia 28, o Centro Cultural Banco do Brasil organiza um ciclo com todos os longas-metragens feitos por Jacques Tati, além de dois curtas. Trabalhos com teor mais experimental de Chris Marker serão exibidos em maio, também no CCBB. Em julho, a obra completa de Jean Rouch entra em cartaz no Instituto Moreira Salles.

FOTOGRAFIA
Um ensaio sobre a juventude francesa é o tema da mostra Ser Jovem na França, com 104 fotografias de 28 autores. A exposição ocupa a Caixa Cultural a partir desta quinta-feira (23). Em junho, o Centro Cultural da Justiça Federal receberá as imagens de Sophie Elbaz e Thiago Barros na mostra Paris/Rio. É o resultado de uma experiência da francesa no Rio e do brasileiro em Paris.

LITERATURA
As duas principais feiras literárias realizadas no Rio neste ano abrem espaço para a produção francesa. Em julho, a Festa Literária Internacional de Parati terá a presença do escritor Atiq Rahimi – vencedor do mais importante prêmio da literatura local em 2008 – e da crítica de arte Catherine Millet, autora do polêmico A Vida Sexual de Catherine M. A Bienal Internacional do Livro, marcada para setembro no Riocentro, anuncia a vinda de Jean-Christophe Rufin e Jean-Paul Delfino.

MODA
Referência da alta-costura mundial, o estilista Yves Saint-Laurent, morto no ano passado, será homenageado com a exposição Viagens Extraordinárias, em maio, no Centro Cultural Banco do Brasil. Os visitantes encontrarão cinquenta figurinos completos de coleções inspiradas na cultura da África, Ásia, Espanha e Rússia. Haverá, ainda, fotos, croquis originais e a exibição de dois vídeos sobre ele. Em junho, o Ethical Fashion Show – evento que acontece em Paris anualmente desde 2004, com desfiles e palestras – desembarca no Rio para discutir moda sustentável.

MULTIMÍDIA
A arte de JR: painéis gigantescos espalhados pela cidade

A faceta mais moderna da arte bleu blanc rouge chega à cidade nesta quarta-feira (22), com a inauguração de A Rua É Nossa... É de Todos Nós!, ciclo que debate questões urbanas. No dia seguinte (23), a Casa França-Brasil, fechada há seis meses para reforma, reabre as portas. A primeira atração é a mostra de fotos Mulheres/28mm, que exibe o trabalho nada convencional do artista francês JR. Sua proposta consiste em aplicar painéis fotográficos gigantescos nas fachadas de imóveis. Entre elas, a parte frontal do Teatro João Caetano, da Sala Cecília Meireles e da própria França-Brasil. No dia 27, o Oi Futuro inaugura a exposição Meias Verdades, que traz criações de Pierrick Sorin, Sophie Calle e Valérie Belin, três dos artistas mais badalados da França no momento.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.