news
Lançamento do Edital Memória do Mundo do Brasil 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Compartilhar
Promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, assim como estimular a sua preservação e acesso é o objetivo do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOWBrasil que recebe, até 30 de junho, inscrições de candidaturas à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil.

A iniciativa poderá contemplar até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O documento ou conjunto documental pode ser tanto textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo ou registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital.

Poderão propor candidatura, individualmente ou em grupo, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Não serão aceitas candidaturas que tenham por objetivo mais de um fundo documental ou mais de uma coleção, no caso de acervo bibliográfico.

As candidaturas devem ser encaminhadas para o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo do Brasil - MOW Brasil, Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil - 2009, com o seguinte endereçamento: Arquivo Nacional, Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, nº 173 - Centro, CEP 20211-350, Rio de Janeiro (RJ).

As condições de participação e de habilitação das candidaturas constam do Edital, no qual podem ser conferidos o Regulamento (Anexo I) e o Formulário de Candidatura, (Anexo II), de preenchimento obrigatório. Já o Anexo III, para inclusão de dados suplementares sobre o documento ou conjunto documental de natureza arquivística, apesar de não ser de preenchimento obrigatório, possibilitará o aprofundamento das informações sobre o acervo de natureza arquivística proposto.

Pedido de informações e esclarecimentos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico memoriadomundo.brasil@arquivonacional.gov.br ou para o fax (21) 2179-1297.

Fonte: Unesco (www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.