news
Obra Rara na Fundação Biblioteca Nacional
domingo, 26 de abril de 2009
Compartilhar
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, expõe ao grande público uma de suas obras mais raras: a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462. O original sairá do cofre da Divisão de Obras Raras e ficará durante um dia inteiro à mostra, gratuitamente, de 10h às 18h, no saguão da BN (Avenida Rio Branco, 219, Centro – Rio de Janeiro). A iniciativa vem como contribuição da instituição às comemorações do Dia Internacional do Livro, comemorado em 23 de abril.

Um dos pouquíssimos exemplares ainda existentes no mundo (estimam-se que sejam 60), o livro foi impresso por Johannem Fust e Petrum Schöffer, ex-sócios de Gutenberg – o ‘inventor da imprensa’. A denominação ‘Mogúncia’ refere-se justamente ao lugar na Alemanha onde Gutenberg criou a impressão com tipos móveis.

Não bastasse o caráter de raridade de uma das obras, a FBN possui dois exemplares da Bíblia de Mogúncia - cada um em dois volumes. Elas fazem parte da Coleção ‘Real Biblioteca’, trazida para o Brasil por D. João VI, em 1808. Os dois volumes do exemplar são os que possuem mais adornos em cores e desenhos. Na segunda-feira, os visitantes terão acesso ao original impresso em pergaminho. Os textos são impressos em duas colunas por página, de 48 linhas cada, com as iniciais feitas a mão.

Algumas curiosidades: na linguagem técnica, a obra é chamada de ‘incunábulo’ – denominação para todos os livros editados no século da invenção da imprensa. A Bíblia de Mogúncia é a primeira bíblia propositalmente publicada em dois volumes; além disso, trata-se do primeiro livro impresso que traz a indicação de data, lugar e nome dos ‘editores’ no colofão - as informações tipográficas, na página final. Em um dos exemplares, o colofão foi enriquecido com aplicações de ouro. Informações: (21) 3095-3881 e 2220-9484.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.