news
Viaje no tempo - Paricipe do Lançamento da 7ª Semana Nacional de Museus, nesta segunda-feira, na UNIRIO
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Compartilhar
O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em ação conjunta com o Ministério do Turismo, vai lançar nesta segunda-feira, 18 de maio - dia internacional dos museus, a programação da 7ª Semana Nacional de Museus – sobre o tema Museus e Turismo. O lançamento será às 18h, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO - primeira universidade a oferecer graduação em Museologia e única a oferecer mestrado em Museologia no país, que também dispõe de graduação em Turismo.

A cerimônia de lançamento contará com a presença dos ministros da Cultura, Juca Ferreira, e do Turismo, Luiz Barreto, do presidente do Ibram, José do Nascimento Júnior, da reitora da UNIRIO, professora Malvina Tuttman, do vice-presidente do Conselho Internacional de Museus - ICOM, W. Richard West Jr., de diretores de museus, profissionais do setor museológico e da área da cultura.

Semana Nacional de Museus – SNM - Com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade, a SNM acontecerá entre os dias 17 e 23 de maio, dando aos museus brasileiros mais oportunidades de tornarem reconhecido seu potencial, sua atratividade, pluralidade cultural e diversidade. Na edição deste ano serão realizados 2.020 eventos em 615 instituições de todas as regiões do país.

A Semana conta com programação diversa: projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações. Confira a programação.

Museus e Turismo - Na ocasião, dando continuidade ao Programa de Qualificação de Museus para o Turismo, ação conjunta do Ibram/Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo, será lançado o material de campanha de visitação dos museus brasileiros – mapas e marcadores de livros e apresentado o Edital de Qualificação e Museus para o Turismo, cujo lançamento será no final de junho. Ainda este ano também será lançado o Projeto de Qualificação dos Gestores e Profissionais do Museu, que envolve as cidades da Copa de 2014.

O lançamento da 7ª Semana Nacional de Museus será no Auditório Vera Janacópulus da UNIRIO– Av. Pasteur, n. 296 . Urca. Rio de Janeiro.

Credenciamento de Imprensa na UNIRIO – Repórteres interessados em cobrir o evento, enviar e-mail para carlapagu@gmail.com, aos cuidados de Carla de Gonzáles, coordenadora de Comunicação da UNIRIO, informando nome e veículo. Tels: (21) 2542-4477 / (21) 2542-4294.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.