news
Surpreendente! Disco Voador sobrevoa as praias do Rio de Janeiro
terça-feira, 19 de maio de 2009
Compartilhar
Uma grande intervenção urbana de arte contemporânea é a surpresa que Peter Coffin, artista norte-americano, promete mostrar aos cariocas que comparecerem às praias da Barra, Leblon, Ipanema e Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo e na Lagoa Rodrigo de Freitas, entre 19h30min e 21h25min, do dia 23 de maio de 2009, sábado.

Peter Coffin, um dos mais renomados artistas contemporâneos, é considerado pelo Institute of Contemporary Arts (ICA), de Londres, como ?um dos seis que mais colaboram para definir a prática artística do futuro?. A obra "Sem título (U.F.O.)" - criada por ele para o projeto "DISCO VOADOR" - que será mostrada aos cariocas, é uma instalação em alumínio, em forma de disco, que promete causar espanto e desafiar a imaginação.

O público será incentivado a interagir com a obra, registrando a sua passagem com seus celulares e câmeras fotográficas e enviando as imagens para o site do projeto www.discovoador.art.br. Esta participação espontânea constitui, para Peter Coffin, o ponto central e a parte mais importante de seu projeto. As fotos mais representativas serão selecionadas por ele e incluídas no catálogo e na exposição que será realizada ainda em 2009 - no Oi Futuro.

"DISCO VOADOR" é um projeto promovido pela Open Art Projects, fundação polonesa dedicada à arte contemporânea, que também mostrou a obra "Sem título (U.F.O.)" para centenas de pessoas, em julho de 2008, em Gdansk (Polônia). O impacto foi tão grande que a instituição decidiu abrir novos espaços e a escolher o Rio de Janeiro para este segundo desafio. A expectativa de público, durante o trajeto, é de cerca de 500 mil pessoas.

"A estratégia da Open Art Projects", explica Magda Materna, presidente da instituição, "é focada na promoção e realização de projetos artísticos fora do contexto tradicional dos museus e das galerias. Nossa intenção é aumentar o público de arte e ampliar os espaços da sua percepção. Incentivamos a cooperação entre artistas, curadores e instituições de vários países e pretendemos estimular o debate sobre arte contemporânea na busca de conexões, de novas estratégias, e do diálogo entre as várias concepções de arte."

Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro, considera o U.F.O um projeto de grande relevância para o Rio de Janeiro. "Esta cidade, com suas praias e espaços abertos a todos, tem uma vocação natural para a arte pública. Daí a importância de também apoiar iniciativas artísticas que extrapolem os limites arquitetônicos das galerias e museus. A arte pública é um dos movimentos mais importantes da arte contemporânea, pois possibilita a democratização da obra em grande escala."

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

O projeto DISCO VOADOR está convidando o público para registrar a passagem da obra Sem título (U.F.O.) pela orla carioca e, enviar as imagens para o site www.discovoador.art.br. As fotos poderão ser publicadas no catálogo do projeto e integrar a mostra no Oi Futuro. Todo o material será avaliado por uma comissão formada por artistas e representantes do Oi Futuro.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.