news
Itinerários Culturais
domingo, 24 de maio de 2009
Compartilhar
A capital do Paraguai, Assunção, será a sede, entre os dias 26 e 28 de maio, da II Reunião da Comissão do Patrimônio Cultural do Mercosul. O evento, que contará com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, tem como tema central o desenvolvimento do projeto Itinerários Culturais do Mercosul.

O anteprojeto, articulado pelo Brasil em parceria com a Argentina, foi aprovado na I Reunião da Comissão do Patrimônio Cultural do Mercosul, realizada em Salvador em janeiro deste ano. A ideia é o desenvolvimento de ação-piloto na Região das Missões Jesuítico-Guaranis no Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. O local tem forte perfil da presença jesuítica e será abordado seu significado e relevância para a cultura sul americana.

Além da apresentação do projeto, a reunião discutirá os avanços e definições sobre o Centro de Formação para Gestão do Patrimônio no Rio de Janeiro e as perspectivas para sua instalação como centro regional da categoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro também debaterá a preservação dos patrimônios históricos dos países do Mercosul, além de propor acordo de cooperação entre os países.

O conceito de Itinerário Cultural se refere a caminhos que exerceram influência cultural mediante a transculturação, e que produziram outros meios de expressão aos que na sua origem existiram em cada lugar. Isto confere uma visão igualitária que enfatiza, a partir das distintas identidades, o trabalho conjunto pela identidade regional desde a diversidade e pluralidade cultural da América do Sul.

No âmbito do Mercosul, o Iphan, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, promove trabalhos de cooperação com as nações latino-americanas, com intuito de proporcionar o desenvolvimento dos grupos sociais e a preservação de seus valores tradicionais.

Mais informações: (61) 3326-8907 / 3326-6864 / 3414-6180 / 3414-6194 ou www.iphan.gov.br.

(Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.