news
MAST leva química para a cozinha
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Compartilhar
Neste domingo, 07 de junho, as crianças do Rio de Janeiro têm a oportunidade de conhecer os segredos de um alimento que está em toda mesa: o pão. A partir das 16h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) oferece ao público infantil a oficina "Cozinhando com a Química". As lições serão variadas, desde explicações sobre o valor nutritivo da iguaria - resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha - até o porquê fermentos fazem o pão crescer. Tudo o que é preparado é comido pelas próprias crianças. A atividade é gratuita e ocorre no campus do MAST, Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.

Um dia antes, no sábado, 6 de junho, às 16h, o Museu recebe Heloisa Maria Boechat Roberty para o ciclo de palestras sobre Astronomia. Partindo da constatação de que espécies moleculares são observadas em diferentes fases da vida de estrelas no Universo, a pesquisadora do Observatório do Valongo (UFRJ) falará ao público sobre os avanços observacionais da Astrofísica. Ao mesmo tempo, acontecem visitas orientadas no campus do Museu, às 16h e 17h. No percurso, os visitantes poderão conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do MAST.

Em seguida, ocorre o programa de Observação do Céu, em que os visitantes visualizam galáxias, estrelas e planetas através de telescópios e lunetas, acompanhados por um monitor do Museu. O programa desenvolve-se em duas partes. Na primeira, às 17h30, o público assiste a um vídeo com temas astronômicos e aprende sobre o Céu do Mês; na segunda, às 18h30, vai para a área externa do Museu e observa uma série de astros, como aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas, planetas e a Lua.

Todas as atividades do MAST são gratuitas. No entanto, para participar da oficina "Cozinhando com a Química", da palestra sobre Astronomia ou da visita orientada, os interessados precisam chegar ao Museu com 30 minutos de antecedência para retirar senha.

Informações no : (21)2589-4965.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.