news
TV Brasil exibe último recital da harpista turca Fatma Ceren
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Compartilhar
A "Grande Música" deste sábado, 20.06, da TV Brasil, apresenta o concerto com a harpista turca Fatma Ceren Necipoglu, realizado no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. São as últimas gravações com a harpista de 37 anos, uma das vítimas do acidente do voo 447, da Air France, no dia 31 de maio.

O recital foi gravado em 26 de maio como parte do IV RioHarp Festival, quando a harpista interpretou obras de Danyal Manti, John Dowland, Jonh Cage, entre outros. Após o recital, o maestro e diretor do programa, José Schiller, conversou com Fatma Ceren sobre o seu repertório, sua carreira e suas impressões sobre o Brasil e o Rio de Janeiro.

Sobre o repertório, Ceren afirmou que sempre procurou mesclar compositores turcos com ocidentais, executando as tradicionais turcas de forma contemporânea. Para ela, a música tradicional turca tinha algo em comum com o Barroco, e citou como exemplo a obra de John Dowland (um dos compsitores prediletos dela), um "Ludus" barroco, que tem similaridades com "Nihavend Saz Semaisi", obra de Danyal Manti, baseada em tradições turcas similares ao "Ludus" barroco ocidental.

O programa traz um depoimento do diretor do RioHarp Festival, Sérgio da Costa e Silva. Emocionado, ele destacou que Ceren, em seus recitais, sempre pregava a paz pela música, e, simbolicamente, sempre fazia questão de incluir, num mesmo recital, obras de compositores iranianos (como Amir Mahyar Tafreshipour) e norte-americanos (como John Cage).

Ceren Necipoglu era graduada pelo Conservatório da Universidade Estadual de Istambul e pela Universidade de Música de Indiana, nos Estados Unidos. Professora de harpa, fundou o Conservatório da Universidade Estadual de Anadolu em Eskisehir, na Turquia. Sua estreia aconteceu no 24º Festival Internacional de Música de Istambul, o que a levou a tocar em concertos no mundo todo.

A "Grande Música" é o único programa da TV aberta brasileira dedicado exclusivamente à música clássica. Vai ao ar no sábado, 20.06, às 15h, com reprise na segunda, meia noite e dez.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.