news
MIS em Rede: I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Compartilhar
Diversidade, Integração e Tecnologia. Esses conceitos pontuarão "I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede", que será realizado entre os dias 24 e 26 de junho, no South American Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A abertura contará com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus- Ibram, José do Nascimento Jr, a secretária do Estado de Cultrua do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, e a presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som - FMIS-RJ, Rosa Maria Araujo.

Com o objetivo de estreitar laços e registrar informações em tempo real entre os museus audiovisuais de todo o País, o MIS-RJ, grande idealizador do projeto e pioneiro nessa área, comandará uma programação acadêmica de porte, na qual serão discutidos temas como a implantação de uma rede nacional de cooperação técnica, capaz de conceber um ambiente virtual para a difusão, preservação e para o acesso aos acervos das respectivas instituições. Para efetuar o download da ficha de inscrição clique aqui. Assim que for preenchida, favor encaminhar através do FAX (21) 2332-9520 ou para o e-mail forumredemis@gmail.com.

Entre os convidados, estão os conferencistas Howard Besser, dos Estados Unidos, e os brasileiros Sílvia Gandelman e Millard Schisller, especializados em mídias digitais e novas tecnologias. Entre outros assuntos a serem abordados durante o fórum está a modernização no que diz respeito à preservação dos acervos, além da criação de um banco de dados e de uma democratização do acesso aos conteúdos de domínio público na Internet. Além de discutir sobre a implantação da página virtual “MIS em Rede”, portal formado pelas páginas próprias dos mais diversos MIS, onde todos possam se tornar parceiros e trocar informações diversas de caráter técnico.

O projeto contará ainda com debates, grupos de trabalho, palestras e mesas-redondas (com tradução simultânea), com o intuito de criar uma rede nacional de cooperação técnica entre todos os MIS brasileiros, a fim de trocar e sistematizar informações, discutir e estabelecer conceitos jurídico-administrativos e de criar normas para a preservação e divulgação de acervos digitais audiovisuais.

Durante o “I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede” também haverá a exibição de vídeos referentes ao tema do encontro, assim como o agendamento de visitas às duas sedes do MIS-RJ, na Lapa e na Praça XV.

Serviço:
I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som – MIS em Rede
Local: South American Hotel, Rua Francisco Sá, 90, Copacabana.
Telefone: 2267-0748
Capacidade do auditório: 300 lugares
Público estimado em 150 pessoas
Investimento: R$80 (pessoa física) e R$40 (estudantes com identificação)
Inscrições: forumredemis@gmail.com
Informações: 2332-9520 ou www.mis.rj.gov.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.