news
Prêmio Vivaleitura 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Compartilhar
Falta apenas um mês para o encerramento das inscrições na quarta edição do Prêmio Vivaleitura, iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com execução e patrocínio da Fundação Santillana.

A premiação, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), é de abrangência nacional e objetiva fomentar a leitura e reconhecer boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área. Outra iniciativa do PNLL é a implantação e modernização de bibliotecas, por meio do Programa Mais Cultura.

De acordo com dados atualizados na segunda semana de julho, mais de 330 inscrições já foram enviadas nas três categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Metade das inscrições é da categoria Sociedade, 40% de Escolas e 10% de Bibliotecas.

Cada um dos três selecionados nas três categorias receberá R$ 30 mil, além de diploma e troféu. Também serão concedidas menções honrosas a vários projetos. Em 2008, as menções honrosas foram concedidas a Jornadas Literárias (RS), Projeto Entorno (SP), A Tarde Educação (BA), e Mini-Bibliotecas (DF) da Embrapa. Ao todo, em suas três edições, o Vivaleitura já teve mais de sete mil trabalhos inscritos encaminhados de todos os estados brasileiros.

No ano passado, os projetos Ônibus Biblioteca e Formação de Multiplicadores para a Expedição Vagalume, ambos da capital paulista, venceram, respectivamente, nas categorias Bibliotecas e Sociedade. Palavras Andantes, de Londrina, no Paraná, venceu na categoria Escolas Públicas e Privadas.

Como participar - Pessoas físicas ou jurídicas podem apresentar um trabalho por categoria. As experiências participantes terão que ter iniciado antes de 2008, mas precisam ser comprovadas e estar em curso quando forem inscritas. Poderão ser apresentadas experiências realizadas e concluídas entre janeiro de 2007 e julho de 2009. Quando se tratar de práticas de caráter permanente, serão necessários os indicadores de resultados. A comissão julgadora é composta por sete profissionais que atuam nas áreas de Leitura, Educação e Cultura, os quais serão indicados pelos organizadores do Prêmio.

Inscrições

As inscrições vão até dia 24 de julho, são gratuitas e podem ser feitas via Internet, no endereço www.premiovivaleitura.org.br, onde o regulamento está disponível. Mas também podem ser feitas via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento endereçado a:

Prêmio Viva Leitura 2009
Caixa Postal nº 71037-7
CEP 03410-970
São Paulo - SP
Informações: 0800-7700987 (ligação gratuita).

Informações à imprensa: (11) 3531-4988.

Fonte: Cassiano Sampaio, SAI/MinC

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.