news
Após melhorias, biblioteca do Centro Nacional de Cultura Popular reabre ao público
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Compartilhar
A Biblioteca Amadeu Amaral do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/Ministério da Cultura será reaberta ao público no dia 2 de julho, às 17 horas, após a conclusão de obras nas instalações que abrigam a reserva técnica e a sala de consulta, realizando alterações que permitirão melhores acesso e organização dos espaços e maior conforto ao público usuário. Os trabalhos foram patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por intermédio do Programa de apoio a projetos de preservação de acervos.

Mobiliário específico para armazenamento do material bibliográfico, visual e sonoro foi adquirido, além de equipamentos para ampliar pesquisas e divulgação do patrimônio da biblioteca, única do país especializada em folclore e cultura popular, reunindo cerca de 200 mil documentos que, a partir de projetos específicos, vêm sendo aos poucos digitalizados e disponibilizados na internet. Criada em 1961, a biblioteca disponibiliza para consulta livros, periódicos, folhetos, teses, folhetos de cordel, recortes de jornal, fotografias, discos, cds, fitas-cassete, filmes e vídeos.

O nome da biblioteca é uma homenagem a Amadeu Ataliba Amaral Leite Penteado (1875-1929), jornalista, poeta, folclorista, pioneiro nos estudos sobre folclore brasileiro e considerado precursor da pesquisa de campo na área. Natural de Monte-Mor, São Paulo, autodidata, publicou vários livros, entre os quais O dialeto caipira e Tradições populares. Foi autor de vários artigos na Revista da Academia Brasileira, incentivando a sistematização da pesquisa no âmbito do folclore. Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, aprofundou as discussões em torno do folclore e propôs a criação de comissão específica para estudar o tema.

Serviço
Reabertura da Biblioteca Amadeu Amaral
dia 2 de julho de 2009, às 17h
Salão de leitura
Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro, RJ

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.