news
Edital Arte e Patrimônio: prazo prorrogado
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Compartilhar
Foram prorrogadas até 24 de julho de 2009 as inscrições para o Edital Arte e Patrimônio, que contemplará dez projetos que estabeleçam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O Edital integra o Programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura, e tem recursos de R$ 1 milhão, para um total de dez projetos que receberão até R$ 100 mil cada. O patrocínio é da Petrobras.

As inscrições poderão ser feitas com o preenchimento de formulário específico na página: www.artepatrimonio.org.br. Mais informações pelo telefone 21 2524-1662, das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail info@artepatrimonio.org.br

Serão aceitas inscrições de propostas vindas de artistas, pensadores e outros profissionais brasileiros ou estrangeiros, amparados por pessoas jurídicas de natureza cultural sediadas no Brasil (autônomas ou vinculadas a instituições culturais tais como museus, centros culturais, institutos, associações de amigos, organizações não governamentais, universidades, prefeituras, galerias e espaços independentes).

Os projetos deverão ser realizados obrigatoriamente entre os meses de setembro de 2009 e fevereiro de 2010.

Uma comissão de especialistas nos dois campos – arte e patrimônio – irá avaliar as propostas, e o resultado será divulgado durante o mês de agosto, no site do Ministério da Cultura e no site do Edital [http://www.artepatrimonio.org.br]. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora serão divulgados depois do término da seleção, juntamente com o comunicado aos projetos selecionados.

O Edital tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País.

O presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, afirma que “uma política de patrimônio, sem uma vertente que apóie o experimentalismo e a inovação, é limitada, e esse Edital é a primeira iniciativa nesse sentido”.

Para a gerente de patrocínios da Petrobras, “o objetivo do Edital Arte e Patrimônio, de realizar intervenções artísticas contemporâneas em patrimônios históricos brasileiros, ratifica as prioridades da política cultural da empresa, que são a valorização e a vitalização da memória brasileira, o incentivo à produção, à circulação de bens culturais, e a formação de platéia”. Ela observou que essas ações diferenciadas “trarão um público maior, que terá um novo olhar tanto para os acervos históricos quanto para a produção de arte contemporânea”.

O Edital Arte e Patrimônio 2009 foi lançado, sempre com uma mesa-redonda sobre o assunto, no Rio de Janeiro (Paço Imperial), Recife (Instituto Cultural Banco Real), Salvador (Museu de Arte Moderna), Vila Velha (Museu Vale, Espírito Santo), Porto Alegre (Fundação Iberê Camargo), Belém (Museu da Universidade Federal do Pará), Brumadinho (Instituto Inhotim, Minas Gerais), e São Paulo (Pinacoteca do Estado).

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.