news
Exposição `Tesouros do Louvre: Esculturas de Houdon` é prorrogada até 19 de julho
terça-feira, 7 de julho de 2009
Compartilhar
No âmbito das comemorações do ano da França no Brasil, a exposição "Tesouros do Louvre: Esculturas de Houdon", composta de dezenove esculturas de grande sensibilidade e beleza pertencentes ao acervo do Museu do Louvre, proporciona ao público brasileiro a oportunidade de conhecer no Museu Histórico Nacional, até 19 de julho, a vida e a obra do artista francês Jean Antoine Houdon (1741-1828) e o mundo de sua época. O inestimável apoio da Comissão de Eventos do Ano da França no Brasil do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a parceria do Museu do Louvre e do curador da coleção, Guilhem Scherf, da empresa organizadora EMC e o generoso patrocínio da Peugeot, estão viabilizando a realização da exposição no Rio de Janeiro.

Além de esculturas de personagens históricos, entre os quais os franceses Mirabeau, Condorcet, Rousseau, Voltaire e Diderot e os americanos Benjamin Franklin (com quem o artista viajou da França para os Estados Unidos) e George Washington, serão expostas, ainda, a obra prima em mármore “Morphée” e esculturas retratando a família do artista. Numa tela de aproximadamente quinze metros, serão projetadas imagens que abordarão o contexto histórico da França no período em que Houdon criou suas obras, seus principais e mais importantes personagens, bem como a realidade brasileira de então.

Uma instalação em tamanho real, produzida a partir da imagem do quadro "L`Atelier de Houdon", de Louis-Leopold Boilly, reconstituirá o ambiente no qual o artista elaborava suas obras. Réplicas das esculturas de Houdon integrarão um espaço anexo à exposição e poderão ser tocadas pelo público: legendas em braile permitirão aos portadores de deficiências visuais complementarem as informações sobre o artista. Terminais digitais interativos e ações educativas também possibilitarão ao público aprofundar-se no universo abrangido pela exposição.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.