news
Quadra da Beija-Flor de Nilópolis será palco da II Expo da Cultura Afro-Brasileira
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Compartilhar
O CIAFRO – Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira – é uma associação de natureza civil, sem fins lucrativos, que busca participar, de forma ativa, do processo de construção da identidade cultural brasileira. Conscientizar a população brasileira de nossa história, formação étnica e cultural, constitui questão fundamental para a construção dessa identidade e, conseqüentemente, para a transformação social tão almejada por aqueles que se fazem sujeitos da história.

Sabe-se que o Brasil pôde se privilegiar, em sua formação, da unificação de três etnias: o branco português, o indígena nativo e o negro de várias partes da África. Vale à pena ressaltar que é o segundo país do mundo de maior população descendente de africanos. Conhecer essa história, entender nossa formação e aprender quem e como somos são objetivos que norteiam projetos desenvolvidos pelo CIAFRO. Entre eles, está a Expo da Cultura Afro-Brasileira, a se realizar pelo segundo ano.

A Expo é um evento que leva às comunidades variadas conhecimentos históricos, arte, lazer e integração sócio-cultural. Quando se fala em comunidades variadas, cumpre esclarecer que seu público abrange comunidades de terreiros, professores, estudantes, artistas, historiadores, integrantes de movimentos negros e trabalhadores em geral. Por isso, fala-se em integração sócio-cultural e, dessa forma, pode-se dizer que a Expo se transforma em um manifesto cultural do povo brasileiro sobre sua identidade cultural.

Em sua edição 2009, a II Expo da Cultura Afro-Brasileira traz como tema “O Benin – ancestralidade : um dos berços da nação brasileira”, a fim de difundir conhecimento a respeito desse país do continente africano, de onde, durante os séculos XVIII e XIX, tantos africanos vieram, através do tráfico de escravos, povoar o Brasil, trabalhar e formar nossa população. Por isso, a Expo anuncia: “O Benin – um dos berços da nação brasileira”. Teremos também a entrega do II Troféu Identidade Negra, que será entregue a 10 personalidades do mundo afro. E a final do concurso Bela Negra, onde o casal vencedor, será o casal do CIAFRO.

A II Expo da Cultura Afro-Brasileira acontecerá no dia 30 de agosto a partir das 15h na Quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que fica na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro. As mesas podem ser reservadas pelo valor de R$ 40,00 ( 4 pessoas) e os camarotes R$ 200,00 (10 pessoas). As inscrições estão abertas para os expositores de artesanato. Maiores informações pelos telefones 3761-3354 ou 7837-3710.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.