news
Secretários de Cultura das capitais se reúnem no Rio para traçar política nacional para o setor
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Compartilhar
A cultura nacional tem encontro marcado no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de agosto de 2009, no Fórum Nacional de Dirigentes da Cultura, que vai reunir os secretários Municipais de Cultura das 27 capitais brasileiras. Aqui serão debatidos os quatro principais temas que afetam a área, o aumento para 1% da porcentagem do orçamento nacional destinado à cultura, as mudanças na Lei Rouanet, a criação do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura.

"Tratam-se de emendas constitucionais que afetam a todas as cidades brasileiras. Por isso, precisamos discutir esses temas e buscar um consenso na ação e na mobilização", diz a secretária Municipal de Cultura do Rio, Jandira Feghali, que é presidente do Fórum Nacional e foi parlamentar pelo Rio de Janeiro desde 1986 (deputada estadual e deputada federal pelo Estado do Rio). ?Com este encontro, o Rio retoma seu papel na articulação nacional da cultura. Estivemos isolados nos anos anteriores e é importante reassumir essa tarefa.?

Além dos dirigentes municipais das capitais, virão também secretários de cidades que fazem parte das regiões metropolitanas e representantes do Ministério da Cultura. Eles falarão sobre o andamento da elaboração do Plano Nacional de Cultura. Haverá também espaço para que cada dirigente municipal conte experiências bem sucedidas em suas cidades, para a troca de experiências.

"Vamos apresentar o projeto em curso das Lonas Culturais, que funcionam como teatro, cinema, centros culturais e escolas de formação nas diversas linguagens culturais, nos bairros onde estes equipamentos não existem?, adianta Jandira Feghali. ?Cada vez mais nos surpreendemos com a qualidade dessa produção e podemos cruzar artistas consagrados e artistas locais que mostram, com talento e determinação o seu trabalho".

O Fórum Nacional de Dirigentes da Cultura acontecerá no Memorial Getúlio Vargas (Praça Luiz de Camões s/n, subsolo, na Glória). Dos debates sairão propostas para o Plano e o Sistema Nacional de Cultura e a pauta do próximo encontro, cuja data será definida pelos participantes deste.

Pauta Proposta:

Dia 06
09:00h
- Contribuição às Conferências Municipais
- Experiência de elaboração do Plano Nacional de Cultura ? representante do Ministério da Cultura.
- Experiência de elaboração de Plano Municipal de Cultura ? Renato Braga Lins,- secretário municipal de cultura de Recife
14:30h
- Informes sobre a pauta nacional, debate e ações do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais

Dia 07
09:00h
- Experiências de Gestão ? explicitar um projeto bem sucedido de cada uma das cidades, objetivando enriquecer a gestão das demais e troca entre os gestores.
- Fortaleza, São Paulo, São Leopoldo (RS), Rio de Janeiro
Obs.- este tipo de debate deverá ser feito em rodízio nas reuniões seguintes do Fórum.
14:30h
- Organização atual e futura do Fórum.
- Desdobramentos

Serviço:
Fórum Nacional de Dirigentes da Cultura
Data: 6 e 7 de agosto de 2009
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Memorial Getúlio Vargas
Praça Luiz de Camões, s/n ? subsolo ? Glória
Fone: (21) 2557-9444

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.