news
MHN: Mesa redonda aborda turismo e patrimônio + Lançamento de Livros
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Compartilhar
No âmbito da IX edição do Seminário Permanente do Museu Histórico Nacional, promovido em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense, será realizada no dia 27 de agosto de 2009, às 14, a Mesa Redonda "Museus, patrimônio cultural e turismo sustentável: aspectos sobre a preservação do patrimônio".

Às 16 horas, serão lançados o livro "O Avô do Tempo: Diário de um Meteorologista", de Solange Godoy, e duas biografias do arquiteto Archimedes Memória, editadas por Marcelo Trisciuzzi.

A IX edição do Seminário Permanente, organizado pelo Centro de Referência Luso Brasileira, aborda em 2009 o tema "museus e turismo". São consideradas as suas diversas interfaces, valorizando a atratividade turística dos museus, o turismo como vetor de desenvolvimento social, econômico e cultural e as articulações entre museus e turismo, enquanto campos do saber.

A Mesa Redonda do dia 27 de agosto debate a visitação turística nos museus sob os pontos de vista da preservação e da estrutura para o acolhimento aos turistas. Também é alvo de análise a percepção dos turistas sobre os diversos tipos de museus, assim como os aspectos positivos e negativos da relação entre turismo e patrimônio cultural.

Integram a mesa os professores Marcelo Trisciuzzi, diretor presidente do Instituto Brasil de Pesquisa e Divulgação; Magaly Cabral, diretora do Museu da República e Karla Godoy, professora do Departamento de Turismo da UFF. A coordenação da mesa é da professora Solange Godoy, museóloga e Mestre em História.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas através do e-mail mhncerlub@gmail.com e do telefone 21-25509257.

:: Archimedes Memória - o último dos ecléticos ::

Archimedes Memória ( Ipu, 1893 - Rio de Janeiro, 1960), arquiteto e professor, foi o responsável pelo plano urbanístico da "Exposição Internacional do Centenário da Independência", de 1922, que alterou a fachada do antigo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro, atual Museu Histórico Nacional, preparando-o para abrigar o Pavilhão das Grandes Indústrias.

Destacou-se, ainda, pelos projetos do Palácio Pedro Ernesto - Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro; da Igreja de Santa Terezinha no Túnel Novo, e das sedes do Hipódromo da Gávea e do Botafogo Futebol e Regatas; pelo Rio Cassino, no Passeio Público, pelo altar-mór da Igreja da Candelária, além de inúmeras residências. Seu projeto mais imponente foi o do Palácio Tiradentes, edifício em estilo eclético, destinado a abrigar a Câmara dos Deputados, realizado em parceria com Francisco Couchet. Foi vencedor do concurso nacional de projetos para construção do edifício-sede do então recém-criado Ministério de Educação e da Saúde Pública.

Serão lançadas no MHN duas biografias sobre o arquiteto. "Archimedes Memória - o Ultimo dos Ecléticos", de autoria de Péricles Memória Filho, neto do arquiteto, tem por objetivo resgatar a trajetória de um dos principais arquitetos do Rio de Janeiro e último representante do Ecletismo na Arquitetura Nacional. Curiosamente desconhecido da população em geral, Archimedes é o responsável por inúmeros prédios de grande porte e importância para a cidade. A outra biografia, de Chico Salles, conta a vida e obra do arquiteto em forma de literatura de cordel. Ambas as obras tem o selo da Editora e Livraria Brasil (editorabrasil@ibrasil.org.br / www.ibrasil.org.br)

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.