news
44° FESTIVAL CINE MUNDO BRASIL-FRANÇA
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Compartilhar
A OMJA (Office Municipal de la Jeunesse d’Aubervilliers) é a Secretaria Municipal da Juventude de Aubervilliers e tem como público os jovens de 13 a 25 anos de Aubervilliers, na periferia de Paris. A OMJA desenvolve ações de lazer, educação e prevenção, favorecendo assim a formação e a expressão dos jovens cidadãos.

A OMJA organizará o Festival Cinemundo – versão brasileira do Festival Internacional Génération Court que além do Brasil, faz escala no Mali, no Senegal e na Argélia.

No terceiro ano de parceria com o Cinema Nosso, associação que surgiu do filme de Cidade de Deus, será realizado mais curta metragem com jovens franceses da OMJA e jovens brasileiros do Cinema Nosso. O festival com os filmes realizado pelas duas associações será nos dias 14 e 15 de agosto no Espaço Cinema Nosso no centro do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o festival acontece nos dias 25 e 26 de agosto, em parceria com a KINOFORUM, associaçao organizadora do Festival international de Curtas de SP, a NERAMA - Núcleo de Estudos e Realização Audiovisual Monte Azul, coletivo de jovens que trabalham para a descentralização do audiovisual na periferia da cidade de São Paulo.

A OMJA vai colaborar com a reforma e pintura da fachada do Sacolão da Artes. A proposta é mobilizar jovens da comunidade do Parque Santo Antonio para realizar o trabalho – em mutirão – junto com 10 jovens franceses que estarão participando do Festival.

Após esta intervenção, teremos as atividades do Festival: exibições de filmes realizados por jovens franceses e brasileiros, debates e atividades de integração entre jovens dos dois paises.

HISTORICO DO PROJETO CINEMUNDO NO BRASIL - JULHO 2007
Projeção com show de Hip Hop no CEU Heliópolis, e oficinas de cinema e projeções, exposição de fotos, dança de rua e grafite na Lona Cultural de São Gonçalo no Rio de Janeiro em parceria com associação Cinema Nosso.

AGOSTO 2008 CEU HELIOPOLIS
Oficinas de cinema e projeções de curtas no Rio de Janeiro e São Paulo com as
associações Kinoforum e Cinema Nosso. Foram realizados 2 curtas metragens.

PROGRAMAÇÃO 2009 - Rio de Janeiro
De 11 a 14 de agosto: Oficina e realização de um curta Metragem
14 e 15 de agosto, às 19h: Exibição e coquetel de abertura Festival Cine Mundo Brasil-França.
Espaço Cinema Nosso - Rua do Resende 80 - Centro . Tel: 2505-3309 / 3310

PROGRAMAÇÃO 2009 - São Paulo
De 20 a 24 de agosto: Mutirão de reforma da fachada do Sacolão das Artes
Dia 25 de agosto: Inauguração da fachada com abertura da mostra de vídeo:
Horário: 20h (projeção de vídeos) seguida de confraternização com apresentação musical
Dia 26 de agosto:
1° Sessão as 16h seguida de debate com os jovens diretores franceses
2° Sessão as 19h seguida de debate com os jovens diretores brasileiros

Fonte: Site Ano da França no Brasil

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.