news
Museu-casa de Rui Barbosa completa 79 anos
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Compartilhar
O museu Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, completa nesta quinta-feira, 13 de agosto, 79 anos. A instituição foi inaugurada em 1930, sete anos depois da morte do jurista brasileiro que viveu no local. O bairro, na época, era um dos mais nobres da cidade.

Nesta quinta-feira, o museu tem várias atrações para o público. Um delas é o museu que foi a casa onde Rui Barbosa viveu durante muitos anos.

A repórter Karina Borges conversou com o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar.

Bom Dia Rio – Para essa comemoração de mais um aniversário, foi preparado algo especial para o público? O que as pessoas vão poder conferir nesse mês aqui?

José Almino de Alencar – Nós temos aqui uma programação contínua. A casa do Rui Barbosa é aberta. Nós temos aqui a biblioteca que está disponível à consulta pública. Temos uma programação infanto-juvenil no domingo. Temos também cinemateca no sábado à tarde. E temos concertos musicais também a cada mês.

Então, as pessoas podem chegar e consultar todos os livros?

Passando pela biblioteca, as pessoas podem consultar. Tem que pedir e requisitar à biblioteca para consultar.

O público também tem acesso ao jardim?

Ele fica aberto desde as 8h. Sempre tem crianças, gente da terceira idade caminhando. É uma coisa que se repete a cada manhã. É um dos poucos espaços verdes de Botafogo. Nesses últimos 79 anos, é muito freqüente pessoas terem parte da sua infância nesse jardim.

A sede da fundação, a biblioteca e os arquivos ficam abertos ao público de segunda à sexta-feira, de 9h às 18h. o museu pode ser visitado de terça à sexta-feira, de 9h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, ele fica aberto das 14h às 18h.

Só o ingresso do museu custa R$ 2. O restante é gratuito.

Fonte: Bom Dia Rio

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.