news
Instituto Moreira Salles recebe acervo musical de Sivuca, o mestre da sanfona
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Compartilhar
O Instituto Moreira Salles (IMS) vai abrigar e disponibilizar ao público o acervo musical de um dos artistas mais importantes do século XX no Brasil e no mundo: Sivuca. A cerimônia de doação do acervo, cedido pela filha única do músico Flavia de Oliveira Barreto, está marcada para o próximo dia 18/08, terça-feira, às 19h, no auditório do IMS (rua Marquês de São Vicente, 476) – ocasião em que será feita uma palestra multimídia sobre a vida e obra de Sivuca.

O acervo será encaminhado à Reserva Técnica Musical do IMS-RJ, o mais importante complexo do gênero dedicado à preservação e divulgação da memória da música brasileira no país. São, ao todo, 100 discos, dentre eles 65 autorais e outros 35 em que Sivuca participa como diretor musical, arranjador, compositor e/ou instrumentista.

Para Flavia de Oliveira Barreto, o objetivo dessa ação é criar meios democráticos de acesso a um material até então disperso e desorganizado. Segundo ela, boa parte dos discos se encontra aleatoriamente na internet, só que, em muitos casos, estão incompletos e com informações equivocadas. “É o trabalho de pesquisa que será doado, pois parte considerável do conteúdo já existe espalhado na internet”, explica. A doação visa apresentar à nova geração a dimensão da grandiosidade de Sivuca.

:: Palestra multimídia Sivuca – Música e História ::

Apresentada pela socióloga e filha de Sivuca, Flavia de Oliveira Barreto, e Fernando Gasparini, jornalista e pesquisador, a palestra será um passeio musical pela vida e obra de Sivuca e apresentará os resultados da pesquisa empreendida por Flavia desde 2001, destacando algumas raridades, entre fotos, vídeos e gravações musicais. Trata-se de uma espécie de roteiro para consulta ao acervo do artista, destacando os discos e músicas mais interessantes. No encontro, a música será apresentada diante de uma abordagem de seus contextos históricos, o que permite uma visão ampla das condições que permitem o nascimento de um gênio como Sivuca.

:: Sobre Sivuca ::

Multi-instrumentista, compositor, arranjador, orquestrador, regente, maestro e cantor, foi como sanfoneiro que o artista alcançou o sucesso no Brasil e no mundo. E não é por menos: pelas mãos de Sivuca, a sanfona passeou por estilos até então estranhos ao instrumento, como a bossa nova, o jazz e a música erudita. O legado de Sivuca abriu caminhos para se criar uma verdadeira escola de sanfona no Brasil e no mundo. Ao levar a sanfona para a música clássica e criar arranjos e orquestrações sobre temas gonzagueanos, Sivuca revelou a universalidade da música nordestina, fazendo de canções populares do povo sertanejo a inspiração para uma obra erudita sem precedentes.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (0 xx 21) 3284-7400
www.ims.com.br
http://twitter.com/imoreirasalles

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.