news
Light e Cia. City juntas novamente, agora no Rio
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Compartilhar
Duas tradicionais empresas que operam no país há mais de um século voltarão a se unir em torno da revitalização e reurbanização da região da Rua Larga, atual Avenida Marechal Floriano, no Centro do Rio de Janeiro. A Light e a Cia City formalizam no dia 20.08.09, o compromisso de elaborarem o projeto de resgate dessa importante área da cidade que abriga, nada mais nada menos, o Palácio do Itamaraty, as sedes do Colégio Pedro II e da Light, o Palácio Duque de Caxias (antigo Ministério do Exército), a Estação Ferroviária D.Pedro II (Central do Brasil), além de outras empresas, instituições, edificações e locais históricos do Rio de Janeiro.

O encontro da Light com a Cia. City data da primeira metade do século passado, quando a Cia. City, estabelecida em São Paulo, desenvolveu naquela cidade grandes projetos urbanísticos, tais como Jardim América, Pacaembu, Alto de Pinheiros e Alta da Lapa, que já nasciam providos de serviços essenciais de iluminação, transporte e telefonia, supridos pela Light. Essa parceria será reeditada agora, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.

Cada empresa, no seu campo de atuação e expertise, colaborará para o desenvolvimento do Projeto Rua Larga, como é chamado, tendo em vista, entre outros aspectos: a valorização de seus elementos históricos e culturais e de sua arquitetura original; a integração entre espaços públicos e privados; a criação de uma identidade própria para a região, tanto sob o ponto de vista urbanístico, como de marketing; a preocupação com a sustentabilidade das construções públicas e privadas, e com a proteção do meio ambiente, da qualidade de vida e de aspectos culturais, sociais e econômicos; a harmonização do perímetro da Rua Larga com o seu entorno, buscando a integração com áreas e prédios privados e públicos, inclusive a zona portuária, com os serviços neles prestados e, ainda, com outros projetos de revitalização e/ou reurbanização que estejam acontecendo no Centro do Rio.

O Projeto Rua Larga será executado em três etapas. A primeira se destinará à elaboração de estudos, análises e projetos urbanísticos, inclusive com a identificação de questões mercadológicas, financeiras, registrais, legais e administrativas, que culminarão na elaboração de um master plan. Nesta fase, serão observados todos os estudos, análises e projetos já desenvolvidos pelo Instituto Light, que há algum tempo tem estado à frente do movimento de revitalização e reurbanização da região. A previsão é do master plan estar pronto em seis meses.

A segunda etapa dará conta da formatação jurídica, econômica e financeira do projeto, e o prazo previsto de conclusão é também de seis meses. A terceira e última etapa consistirá na implantação propriamente dita do projeto.

José Luiz Alquéres, presidente da Light, ressalta a importância do projeto e da parceria com a Cia City, que permitirá a reinserção à região da Rua Larga no contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro como um moderno núcleo de uso misto, com atividades empresariais, comerciais e residenciais. “Trata-se de uma área de imenso valor histórico, artístico e cultural, que não pode ser esquecida, principalmente por aqueles que fizeram dela o seu berço, como é o caso da Light.” Ainda segundo Alquéres, unir-se à Cia City neste empreendimento reafirma a sustentabilidade das ações da Light. “A City tem a competência e a experiência necessárias para levar a cabo um projeto dessa magnitude, além de ter sido durante anos parceira da Light em São Paulo e pioneira na utilização de critérios urbanísticos que contribuíram muito para a elaboração de leis de zoneamento urbano.”

“No momento em que a Cidade do Rio de Janeiro busca reinventar o território do seu centro comercial e histórico, tal como São Paulo e diversas metrópoles em todo mundo, a Cia. City tem muito orgulho em resgatar com a Light uma sólida parceria quase centenária, estabelecida para a implantação de infra-estrutura de transporte, iluminação e telefonia nos bairros City em São Paulo. O projeto da Rua Larga insere-se na dinâmica das duas empresas através de suas histórias e posturas-cidadãs. Ao mesmo tempo permite à Cia. City trazer para o Rio de Janeiro a sua visão multidisciplinar de urbanização”, comenta José Bicudo, Presidente da Cia. City.

A oficialização do reencontro da Light com a Cia City acontecerá amanhã, na sede da Light, no Rio, quando será assinado o protocolo de cooperação entre as duas empresas.

:: Sobre a Light e o Instituto Light ??

A Light S.A. é uma holding que possui negócios nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. Compõem o grupo a Light Serviços de Eletricidade S.A., responsável pela distribuição de energia elétrica para 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital; a Light Energia S.A., companhia do setor de geração, com capacidade instalada de 855MW; a Light Esco - Prestação de serviços Ltda., empresa de comercialização de energia que atua no mercado livre e de fontes alternativas incentivadas; a Lightger Ltda., empresa de fim especifico, responsável pela construção da PCH Paracambi; e a Itaocara Energia Ltda., empresa de fim específico, responsável pelo projeto da UHE Itaocara.

O Instituto Light para o Desenvolvimento Urbano e Social é a interface da empresa com os consumidores e com a sociedade na discussão e busca de soluções para os problemas urbanos que interferem na prestação de serviços.

Por meio de seus diversos campos de atuação, é um espaço de participação e colaboração, promovendo ainda a cultura e preservando a memória da empresa e do Rio de Janeiro.

:: Sobre a Cia. City ::

A Cia. City atua há 98 anos em empreendimentos urbanísticos e imobiliários brasileiros, o que a torna mais antiga em operação em seu ramo no país. A maior parte de seus empreendimentos é na capital de São Paulo. Seus conceitos buscam o equilíbrio entre a cidade contemporânea e a qualidade de vida, harmonizando nos seus projetos as questões econômicas, sociais e ecológicas. A Cia. City construiu bairros inteiros, como o Jardim América, Alto de Pinheiros, Butantã, Pacaembu e Alto da Lapa, entre outros. Atualmente, desenvolve importantes projetos no Morumbi, Pirituba e região de Campinas.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.