news
Arte popular do Brasil e da África se encontram em Santa Cruz
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Compartilhar
A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a exposição Afro-brasilidades na Arte Popular, no Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, de 28 de agosto a 21 de setembro. A mostra reúne cerca de cem esculturas em argila ou madeira do acervo do Museu Casa do Pontal, uma referência em arte popular no Brasil. As obras retratam a miscigenação racial, a pluralidade religiosa e as relações entre o sagrado e o profano, presentes na cultura brasileira. Artistas brasileiros e africanos mostram como a herança africana ajuda a resgatar e valorizar a história do Brasil.

Um dos destaques é Refugiados, obra do moçambicano Pilato, representando a realidade de retirantes nordestinos e/ou moçambicanos. O pernambucano Adriano apresenta a obra Navio de Guerreiros, alusão aos ?navios negreiros?, para despertar nas novas gerações um imaginário de luta e resistência. O folclore e as festas populares, como maracatu e o bumba-meu-boi, também estão representadas, além das rezas e da culinária.

A exposição é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura do Rio e o projeto itinerante do Museu da Casa do Pontal, que exibe seu acervo em centros culturais e bibliotecas públicas do Rio de Janeiro. É uma oportunidade para estudantes e moradores da Zona Oeste conhecerem o patrimônio histórico e artístico do país. O visitante conhecerá ainda o Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, que fica no antigo Palacete Princesa Isabel, construído por D. Pedro II, em 1881, para passar temporadas de veraneio na Zona Oeste do Rio.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE SANTA CRUZ
Endereço: Rua das Palmeiras Imperiais, s/n - Santa Cruz.
Telefone: 3365-4923
Data: 28 de agosto a 21 de setembro
Horário: terça à sexta, das 9h às 15h. Sábados, das 10h às 15h
Entrada Franca
Classificação Livre

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.