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Edital Arte e Patrimônio 2009 divulga os dez projetos selecionados
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
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Verba de R$ 1 milhão contempla dez projetos que criam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional.

Foram escolhidos os dez projetos que serão contemplados pelo Edital Arte e Patrimônio 2009, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN], por meio do Paço Imperial. Cada um dos selecionados receberá até R$ 100 mil, totalizando R$ 1 milhão em recursos para projetos que estabelecem diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O Edital integra o Programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura, e tem o patrocínio da Petrobras. O resultado está disponível no site www.artepatrimonio.org.br. Os projetos selecionados serão realizados em 2010.

A edição deste ano teve uma abrangência bem maior do que a primeira, realizada em 2007. Foram 209 projetos inscritos contra 138 em 2007. O número de estados que se inscreveram também foi superior. Foram recebidas inscrições de 22 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Estes três últimos não haviam participado da edição anterior.

O Edital busca relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País.

O presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, afirma que “uma política de patrimônio sem uma vertente que apóie o experimentalismo e a inovação é limitada, e esse Edital é a primeira iniciativa nesse sentido”.

Para a gerente de patrocínios da Petrobras, “o objetivo do Edital Arte e Patrimônio, de realizar intervenções artísticas contemporâneas em patrimônios históricos brasileiros, ratifica as prioridades da política cultural da empresa, que são a valorização e a vitalização da memória brasileira, o incentivo à produção, à circulação de bens culturais, e a formação de platéia”. Ela observou que essas ações diferenciadas “trarão um público maior, que terá um novo olhar tanto para os acervos históricos quanto para a produção de arte contemporânea”.

As iniciativas financiadas visam à ampliação do acesso da população brasileira aos bens, objetos, sítios e narrativas culturais marcadas pela nossa história e nossas tradições, tanto quanto permitir ao amplo público o conhecimento das produções e manifestações artísticas mais recentes e dos conceitos atuais que desenham o campo da arte contemporânea.

:: COMISSÃO
A qualidade dos projetos inscritos foi um aspecto unânime avaliado pela comissão julgadora, formada pelo artista Carlito Carvalhosa, Gloria Ferreira (critica de arte - RJ), Ana Meira (IPHAN RS), Armando Sobral (Instituto das Artes do Pará), Guilherme Wisnik (arquiteto – SP); Jacqueline Medeiros (Coordenação de Artes Visuais, Escola de Cultura e Seminários de Arte, Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza), e Ricardo Resende (FUNARTE - RJ), que se reuniu por mais de 12 horas no Paço Imperial, dia 06 de agosto último.


PROJETOS SELECIONADOS

:: [Re] invenção de uma cidade ::
Tem como propósito investigar, evidenciar e intensificar o diálogo entre cidade, arte e sujeito. Explicitar o Patrimônio Cultural efetivamente, localizá-lo e torná-lo visível à “paisagem” urbana da cidade de Viana do Estado do Espírito Santo. O projeto privilegia a experiência da escuta como travessia, (re)direciona o olhar, imprimindo movimento, reativando as vidas nele guardadas e se integra à obra do artista paraibano José Rufino para refletir sobre o âmbito contemporâneo da arte.


:: Pedregulho ::
O projeto de residência artística Pedregulho consiste na realização de quatro residências artísticas com promoção de atividades junto à comunidade do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes (mais conhecido como Pedregulho), no Rio de Janeiro, acompanhadas de profissionais, pesquisadores e/ou críticos de arte, e a elaboração de um livro com registros de todo o processo da residência artística no complexo e seus desdobramentos.


:: 2005 – 510117385 – 5. Um livro de artista ::
É um projeto de livro de artista, a ser executado em duas tiragens, uma de caráter artesanal, com dois exemplares e outra em offset, de 500 exemplares numerados e assinados. Ambas as peças gráficas serão realizadas com requinte gráfico, à maneira dos álbuns fotográficos do século 19 e dos livros com encadernação rígida, respectivamente. O conjunto de imagens a serem reproduzidas no livro é baseado na reunião de todas as fotografias que foram devolvidas à Biblioteca Nacional, desde a data do famoso furto ocorrido em novembro de 2005, até os dias de hoje. A finalidade dessa pesquisa, conduzida pela artista mineira, radicada no Rio, Rosangela Rennó, é a produção de um ou mais exemplares de livros de artista nos mesmos moldes do que será produzido com o acervo recuperado da Biblioteca Nacional, criando, dessa maneira, um duo ou uma trilogia sobre o dano ao patrimônio histórico e artístico brasileiro.


:: Futuro do Pretérito ::
O projeto proposto pelo fotógrafo paulistano Rubens Mano, consiste na realização de uma pesquisa/ação fotográfica interessada em analisar certas transformações urbanas ocorridas nas últimas duas décadas no interior do Plano Piloto, em Brasília/DF. Tal proposta resultará em um conjunto de aproximadamente 50 fotografias, articuladas na forma de uma instalação, a ser apresentado no Museu Nacional de Brasília, entre janeiro e fevereiro de 2010 – ano das comemorações do cinqüentenário da Capital Federal.


:: Bordas do Patrimônio: Residência Artística em Minas Gerais – João Maria Gusmão e Pedro Paiva ::
O projeto consiste num programa de residência artística desenvolvido na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, pela dupla de artistas portugueses João Maria Gusmão e Pedro Paiva, que desenvolverão pesquisas com a linguagem cinematográfica no campo das artes visuais. Propõe-se que durante três semanas, os artistas permaneçam na cidade, dialogando com seu patrimônio histórico, cultural e artístico. Imersos no cotidiano da cidade, eles buscarão reconhecer as formas através das quais os moradores se apropriam desse território carregado de história, memória e cultura. Durante a residência, os artistas irão desenvolver um programa de pesquisa visando descobrir e registrar pequenas narrativas reais e ficcionais da cidade patrimônio, que resultará na produção de uma série de trabalhos em 16mm e 35mm. Num segundo momento, os artistas retornarão a Minas Gerais, para promover um workshop e exibir os trabalhos que foram realizados durante a residência na cidade de Ouro Preto e Inhotim.


:: EntreExtremos – Projeto Árvore em Residência Parque Nacional Serra da Capivara ::
Realização de residência artística coletiva nos limites territoriais do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, objetivando possibilitar experimentações multimídias executadas no Parque, registros documentais sobre o específico patrimônio cultural da humanidade (UNESCO/1991) – seus históricos e alcances – sobre as interações estéticas acionadas; bem como levantamento de conteúdos e referências visuais para criação de performances multimídias e realização de instalação, todas em caráter de intervenção urbana a serem realizadas nas cidades de São Raimundo Nonato, Piauí, e São Paulo. A coordenação é da artista Carol Pinzan e do Coletivo Urubu, de São Paulo.

:: Caminho das Águas ::
É uma intervenção urbana que pretende redesenhar as áreas limítrofes das formas geográficas das ilhas Capital de Vitória e Florianópolis, a fim de trazer para a superfície, a história documental da evolução urbana destes territórios, por meio de uma linha azul de 30 centímetros de largura, pintada sobre o chão, em um azul bem vivo, afirmando lugares esquecidos da cidade. Os pontos de partida que motivam a pesquisa são os registros históricos das alterações das áreas urbanas, mapas antigos e atuais, com objetivo de verificar os acréscimos territoriais destas localidades, convidando a cidade, por via da arte contemporânea, a repensar ela mesma, em uma série de desdobramentos patrimoniais: memória geológica, natural, cultural e uma identidade social em memória territorial apreendida pela linha azul, incrustada no antigo limite entre mar e terra. O projeto tem coordenação de Piatan Moreira.

:: Arte-espiritualidade ::
O projeto é uma iniciativa dos artistas contemporâneos José Spaniol, Marco Giannotti e Carlos Uchoa. Juntos, pensaram em desenvolver uma mostra tratando da espiritualidade com um foco atual, dentro de um espaço inusitado, porém muito integrado a paisagem paulistana, que é o Mosteiro São Bento de São Paulo. Nessa mostra, os artistas pretendem desenvolver projetos específicos para o Mosteiro e ocupar espaços distintos do prédio, proporcionando, ao público, não só a oportunidade de visitar a mostra, mas, também, a de entrar em uma parte privada do Mosteiro.

:: Via Sacra Contemporânea: Arte nos Muros do Museu de Arte Sacra ::
O projeto proposto visa a uma intervenção urbana e artística permanente nos muros do entorno do Museu de Arte Sacra, em Cuiabá, no Mato Grosso, através da representação, em pinturas acrílicas, da Via Sacra com seus 14 atos. Os artistas já estão selecionados, com coordenação de Viviene Rodrigues. Cada artista produzirá duas opções de obras a serem escolhidas pela curadoria, onde os artistas utilizarão no processo criativo seus respectivos estilos artísticos e conceitos estéticos regionais.

:: Lençóis esquecidos no Rio Vermelho ::
Através de elementos da paisagem encontrados em fotos antigas das lavadeiras de roupas da Cidade de Goiás, será verificado o local onde a fotografia foi realizada. Será feita então uma intervenção urbana na cidade, remontando nos locais identificados pelas fotos, imagens que restabeleçam no presente uma cena do passado. A nova paisagem resultante será um resgate da memória e tradição das lavadeiras do Rio Vermelho. A intervenção será fotografada e gravada em vídeo, o resultado será exposto em exposição no CEP Cidade de Goiás e na galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG em Goiânia. A coordenação é de Selma Parreira.


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